Super Mario Bros. 2 – Divertido, mas não é Mario ;p

16 03 2009

super-mario-bros-2-prg-1-u_01Título: Super Mario Bros. 2
Lançamento: 1988
Empresa: Nintendo
Sistema: Nes
Adaptações: Super Nintendo, Game Boy Advanced

Um ano depois do Super Mario Bros. 1, saiu no Japão o Super Mario Bros. 2(que não é este que vamos resenhar). O Mario 2 japonês era na verdade uma expansão do primeiro jogo, que não chegou a ser lançado nos Estados Unidos. Mais um ano se passou e Super Mario Bros. 3 já estava próximo de sair do forno. Pra os Americanos não pularem direto pro 3, os japas pegaram um divertido joguinho baseado num anime desconhecido e colocaram personagens do Mario no lugar. Assim nasceu a versão americana do Super Mario Bros. 2.

Birdo Viado!

Birdo Viado!

A historinha, pelo tema do mês vocês já podem deduzir: Mario dormiu demais e parou no Reino dos Subcons que está sendo dominado pelo Rei Sapo Wart. Cabe ao Mario derrubar o ditador Sapão, mas dessa vez ele conta com ajuda do Luigi, Toad e da Princesa.

O sistema de jogo é bem diferente do jogo anterior. Como no Mario 1, você pode correr e pular, mas os pulos não matarão os vilões. Seu pulo pode aumentar se segurar por 2 segundos abaixodo. Pra atacar, deverás subir na cabeça dos inimigos, agarrá-los e atirar um contra os outros. A outra opção é colher graminhas pelo caminho, onde legumes podem sair, e servirão de munição contra os inimigos.

Personagens: Cada personagens tem vantagens e desvantagens que podem ser melhores ou piores em determinadas fases. Luigi tem vantagem nos pulos que são os maiores, porém é um tanto descontrolado; Toad é o mais rápido, mas tem o pior pulo; Princesa é a mais lenta, mas é a única que pode flutuar por alguns segundos, o que ajuda demais nas fases esburacadas; Mario tem tudo equilibrado, e justamente por não ter vantagens acho  o pior personagem.

Pegando a chave, prepare-se pra correr da mascara maldita aí.

Pegando a chave, prepare-se pra correr da mascara maldita aí.

Itens: Os que poderão ajudar a atacar os inimigos são o barril POW, que mata todos os inimigos da tela, as cerejas – colhendo 5 aparece a estrela de invencibilidade, casco de tartaruga, relogio paralisador de tempo(colha 5 legumes grandes pra aparecer) e a bomba que além de matar inimigos, explode as paredes frágeis. Há ainda a porta dimensional que merece um destaque especial.

A porta dimensional: Achando um frasco com uma fórmula vermelha e atirando no chão surge uma porta pra outra dimensão. A outra dimensão é escura e toda ao contrário comparada a dimensão normal. Essas portas devem ser colocadas em duas partes específicas em cada fase para localizar os cogumelos, que aumentam sua barra de vida. Como são muitas fases, você tem que saber fuçar em todos os cantos suspeitos. Há também WARP ZONES, que são acessadas pela porta dimensional. Deve-se localizar um vaso específico(que na dimensão normal não pode se entrar) e entrar por ele na dimensão alternativa.

Caçando cogumelos em outra dimensão.

Caçando cogumelos em outra dimensão.

Tem uma Warp nesse vaso na fase 1-3. Entre pela outra dimensão .

Tem uma Warp nesse vaso na fase 1-3. Entre pela outra dimensão .

As fases e os chefes: O jogo se divide em 7 mundos – Grama, deserto, montanhas, gelo, noite, deserto 2 e céu. Cada mundo tem 3 fases, menos a do céu que tem 2, totalizando 20 fases. Sempre no final das fases há um chefe, o mais comum é o Birdo/Ostro que é um tipo de dinossauro baitola que cospe ovos e fogo. Outros chefes serão Mouser, um rato que adora explodir as coisas, Triclyde, a cobra de 3 cabeças, Fryguy a bola de fogo gigante, Clawgrip o carangueijo que atira pedras e por fim o Rei Wart.

Triclyde

Triclyde

Fryguy (Fofão?)

Fryguy (Fofão?)

As adaptações: O jogo pra Snes é um upgrade gráfico, mas o jogo é o mesmo, pode jogar numa boa. Já o do GBA foi piorado pra variar. Além de ter muito mais vidas pra facilitar, fizeram mudanças desnecessárias nos cenários e o pior de tudo, teus personagens gemem o tempo todo quando pegam as graminhas. Ridículo. Bah quem não é gay tem que jogar no original!

Bem, explicado praticamente todo o esquema desse jogo resta deixar minha opnião pessoal – eu tive esse cartucho e recomentdo totalmente o joguinho. Há quem implique com ele por não seguir o esquema do Mario, mas não importa, é legal mesmo assim.

Shyguys em cima de baleias

Shyguys em cima de baleias

Outro inimigo clássico, o Pockey.

Outro inimigo clássico, o Pockey.

Curiosidades:
* Alguns personagens que surgiram aqui como Birdo, Ninji, Shyguy e o cacto Pokey continuaram a ser usados em jogos posteriores.

* Super Mario Bros. 2 japonês foi lançado nos Estados Unidos no Super Nintendo com o nome de The Lost Levels.

* Já o Super Mario Bros. 2 americano foi lançado ainda no Nes no Japão com o nome de Super Mario USA.

* Desse jogo surgiram a maioria das referências usadas no desenho Super Mario Bros. Super Show

Esse é o sapão Wart que te aguarda no final do jogo. Ele só é atingido dentro da boca, no exato momento que ele também ataca.

Esse é o sapão Wart que te aguarda no final do jogo. Ele só é atingido dentro da boca, no exato momento que ele também ataca.

Anúncios

Ações

Information

6 responses

16 03 2009
Sérgio

O joguinho é legal, mas realmente foje um bocado da idéia do Super Mario Bros. original. Quando eu era moleque eu sempre achei esse 2 estranho, mas não sabia o que acontecia aehuaehuaehae.

Uma sugestão para entrar nessa lista do mes do sono: Mickey’s Ultimate Challenge. Joguei ele esse fim de semana e lembrei do mes do sono aqui 🙂

17 03 2009
Super Wallace

Esse jogo da série sempre me assustou, por ser tão diferente dos demais. Ótima análise, seu blog é muito informativo e engraçado. Falou.

20 03 2009
Matheus_Escova

Devia ter posto umas fotos do jogo original
mta gente não conhece
vai ficar devendo, devia por esse mês ainda, só as fotos pro povo ve
Xd

15 09 2009
NEILA

sou apaixonada pelo Atari e SUper Nintendo, amei as informações pq não sabia a função das cerejinhas e dakele monte de legumes uma vez q nem sempre tem bichinhos pra matar legal a dica ótimo jogo muito difícil mas tb mta aventura

26 12 2009
sora

mario 2 é fora de enfoque que nem os atuais; tirando new super mario bross

17 11 2010
jeniffer

eu queri jogar o jogo do mario bros mas nao encontro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: