Megaman 2 – Queridinho da Mídia

5 04 2009

011

Título: Rockman 2 – Dr Wily no Nazo (O Enigma do Dr. Willy)
Adaptado como: Megaman 2
Produção da Capcom
Para: Nes
Em: 1988
Adaptado para: PSone, PS2, Xbox, Game Cube
Remake para: Mega Drive

Loser da vez: Crash Man
Chato da vez: Wood Man (Não é o Air Man como a maioria pensa)

Caixa de Megaman 2 no japão:250px-famicom_rockman2_box1

E o que os americanos retardados fizeram:

563442_29031_front1

E os europeus:

563442_58990_fronta

Relançamento do Psone:

562905_15072_front

Rockman obviamente virou sucesso, mas só viraria febre, eu diria até mundial com o lançamento da segunda versão que chegou um ano depois. A segunda versão é idolatrada pela maioria, fo ia principal inspiração pra recente nona versão e até a mídia jabazeira(como EGM) considera um dos melhores jogos de todos os tempos. Pessoalmente ainda prefiro 3 e o 4 (do contra ;p). O roteiro não é nenhuma grande novidade, o velho Dr. Willy fugiu e dessa vez ataca com seus próprios robôs espalhando o caos pelo mundo. O tal enigma do título não entendi bem, mas acredito que talvez tenha haver com a suposta força alienígena que ele usa na última cena.

022

Evolução: Logo ao iniciar é possível notar a melhoria, onde o jogo já inicia com uma historinha de introdução e a inesquecível cena do prédio subindo até encontrarmos o Rockman sem capacete no topo. A tela de seleção de chefes agora vem com 8 chefes e o retrato deles ao invés do sprite paradão, seguindo este padrão até o fim da série. Todo engine do jogo foi mantido em relação ao Megaman 1, todos os movimentos do personagem ainda são os mesmos, ainda sem dash ou charge. Obviamente as armas dos chefes são novas. Nos itens foram removidas as bolinhas de pontuação, já que os programadores viram que pro Megaman, contador de pontos era desnecessário. Os itens carregadores de HP e armas mudaram de visual, e dessa vez há os tanques de energia, mas é possível carregar apenas 4. O desafio do jogo continua alto(não hardcore), mas a adição dos tanques e das passwords facilitam mais sua vida. Agora as maiores melhorias são os cenários que ficaram bem mais legais e a trilha sonora passa de boa a memorável, daquelas que ficam martelando na sua cabeça, inclusive existem versões cantadas do tema do Castelo do Willy. Alguém ainda tem dúvidas que este entraria na categoria Melhores do Mundo?!

Os 8 bobalhões

Os 8 bobalhões

Mini guia: Aqui tem uma pequena ajuda pras partes mais chatas. Bem vocês devem estar lembrando da arma “M” do primeiro jogo, o raio magnético que cria plataformas e salvava a pátria nas partes mais phodas. Pois é, a arma secreta foi aposentada, mas se desesperem que o jogo oferece dessa vez 3 armas secretas que não são tão secretas assim, pois basta passar uma determinada fase pra ganhar. São chamadas simplesmente Itens 1, 2 e 3. O item 1 chama uma pequena plataforma voadora que anda na vertical e some em alguns segundos, sendo possível criar 3 por vez. O 2 é um jatinho, perfeito substituto do “M” para precipícios gigantescos. O 3 cria um pequeno elevador temporário, sendo meio desnecessário quando se tem o 1 que é bem melhor. A ordem dos chefes que listo abaixo baseou-se em facilitar fases mais difíceis como a do Heat Man, pois iniciando por Air Man você ganhará de cara o 2, que é o jato.

Ordem e estratégias:

Atenção: Se estiver jogando na versão americana, foram adicionadas as opções NORMAL E DIFFICULT. O jogo original japonês é o modo DIFFICULT. NORMAL é um modo loser criado pra versão americana. Se não és gay não jogue no NORMAL.

041

AIR MAN – Suba nas cabeçonas com cuidado pois eles tem chifres retráteis e saem criaturinhas das orelhas, facilmente derrotadas, mas na hora de pular podem atrapalhar. Os pássaros soltam ovos com pequenos filhotes que podem deixar muitos itens, mas são chatos de desviar. Quebre o ovo antes que caia no chão se quiser evitar. Pra derrotar AIRMAN mantenha sempre distância dele e não pare de atirar nenhum minuto enquanto vai tentando desviar do seu ataque que é dos mais chatos. Aconselho não estar com HP baixo.

CRASH MAN – No fim da fase pegue o item, chame o jato pra volta pra plataforma de cima e chame o jato de novo pra alcançar a escada. CRASH MAN é o chefe mais fácil, use a arma do AIRMAN e acabou.

FLASH MAN – Fase mais escorregadia EVER.

Siga por cima

Siga por cima

061

Na última parte siga por cima e pegue um tanque. Derrote o chefe colocando bombas do Crash Man no cenário e atraindo ele pra explosão.

QUICK MAN – Essa é a fase mais dificil, se está jogando pela 1ª vez, prepare-se pra alguns GAME OVERS. As rajadas(suponho que sejam de lava) são o grande desafio, pois são rápidas, vêm de todo o lado e te matam com o simples toque. O ideal é decorar a sequência que elas aparecem e passar de uma sala pra outra já preparando pra dobrar na hora certa (veja na imagem).

071

Em último caso pode se usar a arma do Flash Man que para tudo até a carga da arma acabar. Mas esta é a arma pro chefe, que pode ser derrotado com a arma normal também, cabe a você escolher onde prefere usar a arma. Quick Man é um tipo de CUTMAN que deu certo, meio chato pois não para de se mecher um minuto, é muito rápido, num cenário com relevos e soltando 3 bumerangues pequenos, mas certeiros.

O tiro certeiro

O tiro certeiro

Eu prefiro descarregar a arma do FLASH MAN e ficar mais parado do que andando, mechendo apenas pra desviar dos ataques.

METAL MAN – No inicio tem uns inimigos que saem do chão e do teto. Ande para o ponto de onde saíram e eles deixam de aparecer.

12

Contra o Metal, use os bumerangues e ele morre rápido. Você ganha a melhor arma do jogo que pode ser atirada em todas as direções e ainda demora mais do que a arma do ELEC MAN(jogo anterior) pra acabar. Não tenha medo em ficar usando esta belezinha durante o jogo.

BUBBLE MAN – O ponto fraco do peixão é sua luz na cabeça.

131

O pobre coitado do chefe tem o nome de bolha… Acabe com ele usando a arma do Metal Man, mas cuidado no controle do pulo do Mega Man, assim com o em toda essa fase.

14

HEAT MAN – As partes quadriculadas das paredes são quebradas com a arma do Crash Man.

É o PAM do Brasil!

É o PAM do Brasil!

Duas coisas chatas nessa fase, o retorno da plataforma PAM e um precipício gigante cheio delas. Nas partes que elas surgem decore como sempre, já o precipício pode ser evitado com o jato.

Passando na boa...

Passando na boa...

Derrote o HEAT com as bolhas, com atenção pois a cada tiro que atinge esse robô isqueiro faz com que ele vire uma rajada de fogo invencível que deve ser desviada antes do seu próximo ataque.

Ele vai avançar. O coração amanheceu pegando FOGO!

Ele vai avançar. O coração amanheceu pegando FOGO!

WOOD MAN – Mande a arma do Metal Man nos cachorros robôs gigantes que cospem fogo. A arma que você ganhou na fase anterior é a 1ª arma da serie que pode ser carregada e em três níveis, o tiro normal, carregado 1 e carregado 2. Com 2 tiros do carregado 2 você derrota o Wood Man, mas não é tão simples assim. Ele tem uma proteção impenetrável de folhas, a arma do HEAT acaba muito rápido e os golpes dele são muito fortes. Cautela aqui na hora de atirar e tente desviar pulando o circulo de folhas ao mesmo tempo que não encosta nas que vem do teto.

Dr. Willy – Restam mais 6 fases no castelo.

15

A primeira vai exigir você dosar habilidade e economia no uso do ITEM 1 pra alcançar escadas mais altas. Próximo do final da fase há esta parte onde o primeiro elevador deve ser colocado na parte mais baixa da escada direita e você colocar precisamente os outros pra alcançar a esquerda.

16

O chefe gigantesco vai te perseguir numa área esburacada. Quando ele parar suba na plataforma mais alta e descarregue seu tiro normal.

Na segunda, há um espinheiro(use jato) com duas escadas ao final. Pegue a segunda. Atente na parte apertada com armadilhas no teto, mais uma vez use de forma precisa o item 1 pra alcançar o ponto certo. O chefe são máquinas que se formam uma por vez saindo de todos os cantos do cenário, seguindo sempre o mesmo padrão de movimento e você deve desviar de alguns pedaços. Cada máquina é destruída com um tiro bolha, não é muito dificil, mas se você for atingido perde muito HP.

A terceira é a mais fácil, assim como o chefe também que é um tanque gigantesco com a cara do GUTS MAN. Suba nele e mande alguns bumerangues na cara ele é destruído rápido.

Chefes e...

Chefes e...

 

...e inimigos gigantes?!

...e inimigos gigantes?!


Tem sim, Rei Marinho!

Tem sim, Rei Marinho!

Quarta parte é a mais chata pra mim. Até o cenário dessa parte é feio. Em muitas partes o chão é falso e te fazem cair, inclusive em espinhos. Na parte dos elevadores use a arma do Wood Man para não ter trabalho com os cilindros. O chefe são cachões protegidos por aquelas barreiras quadriculadas que são quebradas com a arma do CRASH. Há duas formas de derrotar – A demorada e mais fácil e a rápida e dificil. Forma fácil – Pra fazer essa forma não pegue os carregadores de arma no inicio da fase e tenha vidas de reserva. Destrua com a arma do CRASH MAN todas as barreiras e deixe o Megaman morrer. Volte ao inicio da fase e carregue o CRASH. Ao chegar no chefe de novo é só destruir os canhões com CRASH.

A forma dificil é você chegar obviamente com a arma do CRASH cheia e não pode errar nenhum tiro. Deve se destruir apenas as barreiras necessárias para atingir os canhões(foto) e é preciso usar o item 1 pra alcançar alguns pontos.

Destrua as que eu marquei com X e se vire com o item 1 pra alcançar os canhões.

Destrua as que eu marquei com X e se vire com o item 1 pra alcançar os canhões.

Muitas vezes é inevitável perder HP, portanto muita habilidade vai ser necessária dessa forma.

Quinta fase, teleportes com todos os chefes…

Wood FDP!

Wood FDP!

Ao final Dr. Willy e sua nave, com duas barras de energia. Descarregue o mais rápido possível a arma do Metal Man nele e não pense duas vezes antes de usar um tanque de energia. Ele foge…

Sexta e ultima parte. Os únicos inimigos são goteiras que tiram muito HP, mas são facilmente dribladas.

!!!

!!!


WTF!

WTF!

Willy vira um alien e só pode ser atingido com a pior arma do jogo(bolhas). Decore o padrão de movimento dele, pule ou desvie o tirinho e solte apenas uma ou duas bolhas por vez(dependendo da sua posição) quando ele descer até ele ser derrotado. Demora um pouco, mas não vai ser muito dificil, apenas cuidado que o ataque dele é poderoso. Mas dá pra matar sem necessidade de usar tanques.

24

Acompanhem o tema da ultima fase do Megaman 2 por XJapan:

Também em versão tecno PARAPARA:

FIM!

25

Anúncios

Ações

Information

6 responses

6 04 2009
André

incrivel que as capas americanas sempre estragam tudo, eu fã de carterinha do rockman achava o maximo essas capas escrotas, post sensacional.
parabéns, muito bom teu blog.

6 04 2009
Bruno

Definitivamente essa musica que o Xjapan está tocando nao é do Megaman 2.

Algum espertinho colocou cenas do Xjapan e aplicou a musica de otra banda no clipe. Bastou o vocalista falar a primeira palavra pra saber que nao é a voz dele :p

6 04 2009
9voltclub

Na verdade a musica é do MEgaman 2, um imitador do Xjapan que fez a montagem

7 04 2009
Raphael Belmont

Matéria TOTALMENTE EXCELENTE! Diria até que é a melhor que eu já li sobre Megaman 2. Tu se deu até ao trabalho de explicar como se passa daquelaS partes FILHAS DA PUTA da fase do Heat Man e do Quick Man.

Gosto muito mesmo de Megaman 2. Até hoje continua sendo um primor de jogo. Pra mim só perde pro 3, porque as musicas da sequencia são melhores.

14 07 2009
Wesley Pires

Hahahahah eu curti esta matéria. Tipo, ainda me pego jogando ele no emulador de NES, ja que alem de ser divertido jogar ele, as musicas grudam cm facilidade. Parabens pela matéria.

15 08 2010
Cyber MSX

Duas coisas:

– Na 1ª fase do Castelo do Dr. Wily:
Pra quê usar a Arma 1 ainda subindo a escada se em cima dela você pode usar? Assim eu gasto 3 plataformas em vez de 4.

– Na 3ª fase do Castelo do Dr. Wily:
Usar a Crash Bomb entre a parede com o X marcado e a parede superior destrói os dois ao mesmo tempo. E mais: dá pra passar dessa fase sem voltar ao começo pra recarregar a Crash Bomb.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: