Megaman The Willy Wars – Remakes feitos por amadores

23 04 2009

564394_74304_front

Título: Megaman The Willy Wars
Produção da Capcom
Para: Mega Drive
Em: 1994

012

023

Um ano antes do lançamento do sétimo jogo da série a Capcom resolveu relembrar a primeira trilogia com novos gráficos e novos arranjos de feitos e musicas, assim como a Nintendo tinha feito com Super Mario 1 ano antes no Super Nes. O presenteado seria o Mega Drive numa época de disputa pau a pau com o Super Nes, mas o presentinho acabou virando presente de grego, assim como todas as adaptações de jogos de Nes pro Mega Drive… Duvidam? -> The Immortal, Battletoads, The Simpsons Bart versus Space Mutants, Batman Revenge of the Jocker… Blargh, vou parar aqui senão vomito… como esse pessoal não sabe adaptar bons jogos do passado num sistema superior? Só o Super Mario All Stars / Collection fez isso direito (ainda assim prefiro os originais ;p).

032

043

054

Comecemos a aula de como não adaptar um jogo – Em Willy Wars, os jogos do Nes perderam velocidade. Incrível! A Sega se gabava que o Mega Drive era capaz de fazer Sonic e não conseguiram colocar o jogo na mesma velocidade do Nes. Isso fica mais claro em Mega Man 3, na versão original o personagem ganhou mais velocidade, principalmente nas escadas. Nesse do Mega Drive você é capaz de acompanhar os tiros do personagem por alguns segundos na tela e pra descer uma escada parece uma lesma.

072

Novo visuak pro Cut Man Stage

Novo visual pro Cut Man Stage

Os gráficos melhoraram até certo ponto, mas enquanto no Nes o jogo usava bem o potencial do console, aqui parece um tanto quanto fraco. Alguns cenários ficaram até legais como o do Ice Man, Bubble Man mas a maioria parece feito muito em cima dos originais. O mesmo vale em relação aos sprites dos personagens. Melhoraram alguns, como o Hard Man por exemplo, realmente parece um grandalhão agora. Mas o que chama atenção foi o fraco trabalho com o Sprite do Megaman, que ficou mais cabeçudo que o original, ficou meio corcunda e ainda a expressão dele parece que tem algum problema mental.(compare os sprites na foto abaixo)

062

O pior trabalho foi feito em cima dos efeitos e músicas. Alguns efeitos estão insuportáveis de tão chatos, lembrando os primeiros Rockman World de Game Boy. Acreditem, os efeitos estão piores que nas versões de Nes. Já as músicas seguem o caminho dos gráficos, enquanto no NES procuraram tirar o máxim odo console, aqui botaram mids vagabundas, algumas lembram até som de Master System, aliás acho que dava pra fazer melhor no Master.

091

A cabeça do Metal Man me parece amassada aqui.

A cabeça do Metal Man me parece amassada aqui.

111

Agora ele parece um grandalhão

Agora ele parece um grandalhão

Uma mudança também que me incomodou foi em relação a “física” dos jogos. Além da já mencionada perda de velocidade, o jeito que alguns inimigos reagem a física do cenário funciona de forma diferente, assim como o própio Megaman. Como exemplo, observem esse Metaru na fase do Top Man, no original ele atira, anda e cai no chão:

133

Já nesta versãozinha ele atira anda mas passa direto, indo parar na outra plataforma:

141

Peço que coloquem essa peça de sucata no esquecimento em respeito ao trabalho da equipe dos originais.

Anúncios

Ações

Information

6 responses

24 04 2009
Tio_Panda

Em time que tah ganhando nao se meche, caralho!!! Pq ninguem que tem poder consegue entender isto!?!?!??!?!

Quando se faz remake, atualiza-se APENAS os fucking GRAFICOS!!! quando muito, CONSERTA-SE um errinho que outro… Qual o sentido em fazer um remake pra foder o q jah tava bom?

Que tristeza… Se esforçaram tanto pra fazer um garafico bacaninhamas aih, vai ver poor causa disso, ficaram com preguicinha de reprogramar alguns engines e o resultado disso eh bugs, lerdeza, megaman corcunda e cabeção e um lixo bem embalado…

afff… -__-

Como eu queria q esse povo entendesse q remake eh soh mudar os graficos, nao deveria mecher em nada como dificuldade, musica, design de fase, acrescentar ou tirar coisas, itens, chefes whatever…

danças desse tipo soh deveriam ser feitos casoecessario e de urgencia, isto eh, algo muito ruim ou muito mal feito, e musicas deveriam apenas ser remasterizadas para ficar com som mais limpo, nitido… ( Ô_Ô WTF?) xD

Enfim.. aih estah!

25 04 2009
César

Este comentário do Tio Panda me lembrou nossa conversa sobre o remake do Chrono Trigger no DS…

E ao menos o jogo ficou bonitinho 😦

25 04 2009
9voltclub

bah mas o crono trigger ds não é bem remake é uma atualização ;p
Eu acho a melhor versao do Crono

26 12 2009
sora

não é rui

29 12 2009
Rodrigo

Só um parênteses, a lemtidão se dá devido a essa versão que você está jogando ser PAL (formato de vídeo usado na Europa), que roda a 50hz enquanto o NTSC (usado nos EUA e JAP) ser 60hz.

A diferença é que nessa época ainda se fazia conversões porcas de jogos feitos originalmente em NTSC para PAL. Em vez de adaptar tudo direito, cortavam a tela (PAL tem mais linhas de resoluão que NTSC) e diminuiam a velocidade (a diferença de 60 pra 50hz).

Se você pegar o jogo ou ROM original em japones (Rockman Megaworld) verá que a velocidade está intacta, até mesmo sem os slowdowns que já tinha no NES.

Quer outro exemplo de conversão porca? Procure Sonic 1 em PAL, até as músicas ficam lentas.

Quanto a sprite do Megaman, ele já tinha cara de mongol na original.

Ps: Willy Wars infelizmente nunca saiu versão NTSC em inglês.

31 12 2009
9voltclub

Eu sei disso, o que eu falei não tem nada haver com o pal/ntsc. Faça você mesmo a comparação da foto acima com a versão japonesa, e também compare o original de nes com ela. Nesta versão é possível até acompanhar andando o tiro do megaman(3), já no Nes a velocidade maior impede que isso aconteça.
Pra mim o megaman do mega drive é corcunda e com cara de doente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: