Rockman & Forte – Baixo orçamento ou feito as pressas?

27 04 2009

Título: Rockman & Forte
Adaptado como: Megaman e Bass
Produção da Capcom
Para: Super Nintendo
Em: 1998
Adaptação: Game Boy Advanced

Loser da vez: Tengu Man (Além de ser repetido é o mais fácil do jogo)
Chato da vez: Dynamo Man

mega-man-e-bass000

Quando esse jogo saiu o Super Nes já tinha fechado as portas nos Estados Unidos, porém no Japão saíram jogos pro Nintendão até 1999. A Capcom resolveu fazer seu jogo de despedida sendo mais um episódio da série clássica do Megaman, como fizera antes no Nes com Megaman 6. Esse Rockman & Forte trás até mais novidades que Megaman 8, porém uma coisa pesa muito contra ele – Os gráficos. Não entendam mau, os gráficos são muito bons pro Super Nes, mas 90% dos sprites e cenários são reciclados do Megaman 8. Dá impressão de trabalho feio nas coxas ou de baixo orçamento. Pra ter uma idéia, não há quase nenhum inimigo novo, até 2 chefes foram repetidos(astro e Tengu), e alguns dos novatos são projetos de chefes rejeitados de jogos anteriores como Magic Man e Pirate Man. Resumindo, usaram material retirado do lixo dos jogos anteriores. Considerando este defeito vamos as novidades:

mega-man-e-bass004

Logo pelo título você percebe que o Megaman não está só, o seu rival Vegita Wanna Be, Forte/Bass é selecionavel e ajuda o Megaman a vencer um vilão super poderoso assim como o VEgita faz pelo Gokku. Um robô doido com um machado chamado King roubou dados de todos os robôs do passado, (incluindo aqueles dos Rockman World) para montar seu exército super poderoso. O cara é forte e pra te meter medo derrota o Proto Man com um só golpe do esu machadão deixando ele partido ao meio. E agora?

Esse é King comandando o Green Devil

Esse é King comandando o Green Devil

Jogando com Megaman você terá os golpes de sempre, tiros mais fortes e seu amiguinho Rush(que voltou com Rush Search aqui). Já Forte apesar de mais fraco no tiro, são mais rápidos e podem ir nas diagonais e para cima. O Dash dele ao invés de uma rasteira é idêntico ao do Megaman X e pra completar tem pulo duplo. Resumindo o Forte é melhor de jogar, mas alguns chefes o Megaman pode se sair melhor(ou não ;p).

A fase inicial é um DEJAVU de vários momentos do passado como a fase do FIRE MAN

A fase inicial é um DEJAVU de vários momentos do passado como a fase do FIRE MAN

Depois de passar a fase inicial, outra novidade, a tela de seleção de chefes foi totalmente modificada e agora é um pequeno mapa onde caminhos vão sendo abertos de acordo com os chefes derrotados. De cara é possível encarar Cold, Astro e Ground. Provavelmente você começará por Cold Man, isso vai abrir caminho pras fases Pirate Man e Burner Man, assim por diante.

Pokeagenda Wanna Beeeeee

Pokeagenda Wanna Beeeeee

Há ainda um modo de coleção de CDS de dados dos chefes(aqueles que o King roubou). Espalhado por todas as fases(inclusive na inicial) haverão CDS no total de 100. A cada CD recuperado sua lista ao estilo Pokeagenda vai registrar dados sobre os robôs do passado aos atuais. Detalhe, a curiosidade sobre Flash Man é que ele usa seu poder de congelamento em garotas que vão ao banheiro pra vê-las sem roupa. Claro que na versão americana do GBA esse detalhe foi removido. Há, nem sonhe em pegar todos os CDS de cara que é impossível, alguns são acessíveis pelo Megaman e outros pelo Forte.

O dash de Forte é igual do Megaman X, ideal pra escapar de certas armadilhas

O dash de Forte é igual do Megaman X, ideal pra escapar de certas armadilhas

Já o tiro vai na diagonal e pra cima também

Já o tiro vai na diagonal e pra cima também

Tudo devidamente colado do Mega 8

Tudo devidamente colado do Mega 8

O resto não surpreende, musicas legais, boa jogabilidade, tudo que a gente já viu nos jogos anteriores. O que pode surpreender aqui é a dificuldade que ficou muito baixa em Megaman 8(comparado as versões anteriores). Em Rockman e Forte a dificuldade é comparável aos primeiro jogos para Nes, chefes como Burner Man e Dynamo Man podem fazer você perder a cabeça. Arrisco até a dizer que a fase final é a mais difícil de toda a série.

Ordem recomendada: Cold Man, Burner Man, Pirate Man, Ground Man, Tengu Man, Magic Man, Astro Man, Dynamo Man.

Esse chefe gosta de queimar e pode dar um trabalhinho. O importante é você usar a parede de gelo e acompanhar pra ele cair no espinho e perder mais HP.

Esse chefe gosta de queimar e pode dar um trabalhinho. O importante é você usar a parede de gelo e acompanhar pra ele cair no espinho e perder mais HP.

Ground é a versão turbinada do Drill

Ground é a versão turbinada do Drill

Anúncios

Ações

Information

4 responses

9 05 2009
Allainscb

É verdade,gráficos colados do megaman 8,mas mesmo
assim esse jogo ficou legal,lembro que,na época, quando vi
o game no supernes fiquei impressionado,
“caramba,gráfico de 32 bits num videogame de 16bits”,
fora que está versão, por ser a ultima do supernes,
é disputada a tapas!!

lembro que eu QUASE comprei..ah….XDXDXDXD

agora ..eu acho que o game foi feito as pressas mesmo..

muito boa as resenhas,parabéns!

5 06 2009
Enterprise

Interessante notar que pelas fotos, é a versão do gba, já que não existe versão americana do snes. o som do gba ficou um lixo, tem hora que parece música de 8-bit…

21 10 2009
alan

eu ja zerei esse jogo ate que ele e bem legal esse eo game do megaman mais dificil eu zerei ele com codigos de game shark se não fosse o game shark jamais teria zerado

26 12 2009
sora

game estupendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: