10 Motivos para ter um Master System.

13 07 2009

Fiquei um tempo sem aparecer devido a uma grande perda na minha vida e da minha família, depois de 5 anos doente com problemas renais meu pai se foi no último dia 9.

Retomo as atividades deste mês com este especial do Master System e seus melhores jogos.

logo

Mark 3, como foi batizado originalmente no Japão e rebatizado de Master System ao redor do planeta, foi um videogame de 8 bits da SEGA criado para concorrer diretamente com o NES. Mas devido a alta popularidade do video-game da Nintendo no Japão e Estados Unidos, e também que a maioria esmagadora de grandes fabricantes de jogos tinham exclusividade com o NES, o Master acabou chamando pouca atenção. Mas em alguns países da Europa e aqui no Brasil uma boa campanha de marketing, mas o pouco investimento da Nintendo nos mesmos fizeram com que o 8 bits da SEGA brilhar, que o diga a representante da SEGA, a TEC TOY que até pouco tempo atrás ainda fazia novos modelos com coletâneas inclusas.  Listo aqui os 10 principais destaques na minha opinião.

10 – Phantasy Star: Assim como a maioria dos RPGs feitos nos anos 80, Phantasy  Star envelheceu no estilo de batalha, é muito lento e estático demais pros padrões atuais. Mas seus grandes méritos continuam – um roteiro bem trabalhado, até melhor do que muitos jogos extramente e desnecessariamente populares dos dias de hoje; personagens inesquecíveis e músicas marcantes. A dificuldade chega  ser absurda, especialmente os labirintos que tem visão em primeira pessoa, onde muitas vezes é preciso desenhar(ou downloadear ;p ) os mapas. Ganhou um remake para Play Station 2, onde muitos defeitos como a velocidade foram retirados, mas por enquanto só existe em japonês.Phantasy Star (J)001

09 – Light Phaser: Os jogos de pistola de 8 bits podem não chamar muita atenção hoje em dia, mas eram o auge da interatividade na época. Tanto o Nes com o MASTER tinham suas pistolas, mas neste estilo o Master conseguiu superar os jogos de NES. Dentre os mais famosos estão  GANGSTER TOWN, SAFARI HUNT(foto), RAMBO 3 e OPERATION WOLF.Hang-On & Safari Hunt-03

08 – Govellius:  Em 1986 a Nintendo tinha criado um jogo que virou um fenômeno, vindo a criar diversos clones concorrentes e bilhares de continuações, este foi e continua sendo The Legend of Zelda. a falta de Zelda, o SEGA criou Govellius, que segue exatamente o mesmo estilo do Zelda original, e com partes que lembram a segunda aventura, também para NES. Se comparado ao Zelda original, eu gosto mais do Govellius por ter um roteiro melhor trabalhado, assim como a jogabilidade, mas ao que parece a SEGA não se interessou em uma continuação.Golvellius000

07 – Asterix: Títulos de marcas licenciadas nos dias de hoje são raros os que tem algo de bom pra apresentar. Mas na época dos 8 e 16 bits, surgiram muitas coisas boas, especialmente vinda das licenças de cartoons. Esse Asterix é um bom exemplo de como eram divertidos muitos desses jogos. Há dois personagens para controlar, o personagem título e seu amigo gordão Obelix, que tem características diferentes, um é forte e lento e o outro rápido e fraco. Cada fase deve-se saber qual a melhor forma de se usar as qualidades dos personagens.

Asterix000

06 – Kenseiden: Na concorrente, Castlevania fazia um tremendo sucesso chegando a ganhar 3 versões.  O mais próximo que o Master chegou do estilo Castlevania sem se tornar um clone discarado com o VAMPIRE, foi o Kenseiden, o samurai que luta contra tudo que é figura mitologica japonesa. Que Onimusha nada, Kenseiden OWNA todos! ;-pKenseiden (UE)000

05 – Alex Kidd in Shinobi World: Talvez a SEGA tentou fazer uma versão SD do Shinobi e resolveu colocar o Alex Kidd no lugar. Apesar de ser um jogo extremamente curto, e um tanto fácil, trazia um estilo mais divertido que o do Shinobi e uma das melhores trilhas sonoras dos jogos de Master. Fase da cachoeira persegue sua mente!Alex Kidd in Shinobi World002

04 – Alex Kidd in Miracle World:  Este jogo foi criado para tentar se aproximar ou quem sabe derrubar Super Mario Bros.. Poden ão ter conseguido, mas Alex Kidd era uma aventura longa para época e cheia de velocidade pros padrões Master System. Foi também graças ao Alex que o jogo Jokenpo se popularizou ao redor do mundo. Foi tanta coisa que até a jogabilidade esquisita não vai te atrapalhar. todo mundo agora seguindo o ritmo daquela musiquinha chiclete.Alex Kidd in Miracle World (UE)003

03 – Mickey Mouse in Castle of Illusion:  O mesmo jogo saiu para Master System e Mega Drive, mas eram completamente diferentes apesar de ser a mesma historia. A diferença é que o do Mega Drive era um pouco mais dificil e o visual eram bem de filmes da Disney, enquanto a versão do MAster lembrava o estilo de cenários do Mega Man, com fases felizes de docinhos, brinquedo e etc. Alguém lembra do comercial “Que tal Mickey e você, juntos no Master System!” Diversão garantida.Mickey Mouse - Castle of Illusion (UE)000

02 – Monster Land – Essa serie ganhou nomes diferentes nos EUA e no Brasil. O Monster Land original, assim como Final Fantasy, muda o personagem principal a cada nova versão. Chegou a ter 2 no Master e 2 no Mega. Nas versões americanas a serie virou Wonder Boy, que era o nome do Advenure Island de Maser System, o que fica esquisito pois o quarto Monster Land é uma garota protagonista. Já no Brasil ganhou bastante notoriedade os jogos da serie onde substituíram os originais por personagens da turma da Mônica. Uma boa mistura de RPG com plataforma, o segunda da serie(que virou Turma da Mônica em o Resgate), onde o personagem sofre mutações é considerado por muitos o melhor do jogo do Master.

Wonder Boy 2 - Wonderboy in Monsterland000Wonder Boy 3 - The Dragon's Trap000

01 – Sonic the Hedgehog: Sonic fez ao contrário do Super Mario, estreiou nos 16 bits do Mega Drive(virando o jogo do ano), para depois ir pros 8 bits do Master. Obviamente o jogo não se compara ao original. ASsim como Castle of Illusion é uma versão nova, reformulada pros padrões Master System. Sprites e inimigos menores ajudaram a manter um pouco a velocidade do jogo, que apesar de não ter os grandes cenários do Mega Drive, trazia uma estrutura muito bem acabada. E na trilha sonora este Sonic trás algo que nenhuma outra versão da série teve até hoje, Yuzo Koshiro é o compositor, famoso por seu trabalho na serie Streets of Rage, Shinobi, Actriser, e até um recente Castlevania de DS, junto com Michiru Yamane.

Sonic the Hedgehog000

Claro que muitos vão relembrar outros jogos legais do Master System, mas aqui eu quis destacar os principais, afinal são 10 motivos. Estou pensando em fazer outros especiais desses 10 motivos com outros consoles, o que acham?

Sentiram falta desses jogos?

Sentiram falta desses jogos?

Anúncios

Ações

Information

15 responses

13 07 2009
Raphael Belmont

Saudades do meu Master System. Joguei muito todos os que foram listados nessa matéria, e os que apareceram na ultima foto também. Era um console e tanto!

Boa idéia fazer a mesma matéria com outros consoles. =D

13 07 2009
lockeslay

lembro do processo de popularização do jokenpo…
eu tinha o cartucho do castle of ilusion e do sonic pra mega, sempre q ia na casa & video via aquela demo do sonic de master que ele SEMPRE MORRIA NO CARANGUEIJO!!!
E eu queria ver como era o resto do jogo por ser diferente do meu… até hj nunca peguei pro emulador… tenho mta vontade..

13 07 2009
rguerreirowii

Ah nunca tive um master system mais sempre “acompanhei” através de emuladores,um dos meu preferidos realmente é o alex kid que é um jogo divertidissimo que deveria ser ressucitado pela sega

13 07 2009
marcelo

ah q saudade do meu master system…

14 07 2009
Azrael_I

Antes de mais nada, meus pêsames pelo seu pai, cara.

Gostei da coletânea, mas acho que o Master merecia um top-20(Land of Illusion é melhor que o Castle of Illusion, e você nem citou o Psycho Fox)… e Phantasy Star merecia o primeiro lugar.

14 07 2009
Eurritimia

Olha minha infância aí!

Curioso como esses dias eu pensei em lhe perguntar quais são os melhores jogos de Master System e você aparece com esse post!

15 07 2009
9voltclub

Ei Azrael_I, eu citei o Psycho Fox na última foto, olha na parte de cima ;p

Dos jogos do Mickey, eu não acho o Land Melhor que o Castle.

16 07 2009
Azrael_I

Ih, é mesmo! É que no dia que eu postei a maldita foto nem carregou… sorry.

18 07 2009
Sir Kao

Excelente a matéria. Eu sempre preferi o Master System do que o NES, pois apesar de possuir poucos jogos em relação ao seu rival, muitos deles eram mais elaborados e imersivos.

O Master System também possui outros ótimos RPGs, como Dragon Crystal, Miracle Warriors, Ultima IV e Ys, que com certeza valem muito a pena.

18 07 2009
9voltclub

Ei o Master pode ter seus destaques mas acho que nada supera Castlevania 3, Mario Bros. 3 e os Megamans do nes ;p

30 07 2009
Leon`

acho que só se salva o Alex Kidd

mas se a primeira razao para se ter um Master é um port piorado de Sonic… melhor ter um mega drive

(o mesmo vale pra castle of llusion)

30 07 2009
9voltclub

as vers~eso de master tem algumas vantagens, apesar de serem pioradas ainda são legais, no caso do castle of illusion eu ainda gosto mais dele no master.
O sonic como eu falei tem o Yuzo Koshiro

8 08 2009
Fabiano Samurio

Possuo em casa o Fantástico 4: NES, SNES, MD e SMS.
Muitos jogos do Master possuem gráficos superiores aos do NES, até para compensar o “atraso” em relação a ele. Outras versões originárias do arcade possuem grande fidelidade. Acho o jogo Kenseiden o mais original do Master; o Zillion II também merece ser citado;
É difícil escolher só 10. Concordo com a maioria. Parabéns pelos artigos.

25 08 2009
Logan

Bela matéria, grandes jogos, aproveito a oportunidade para deixar meu blog caso queira dar uma olhada, é simples mas é de coração, lá eu mato as saudades desse console também. braço !

23 12 2009
Renato

Não está na ordem né? Pq Phantasy Star não estar em 1º lugar é inaceitável!!!
Muito bem colocado por vc, as batalhas estáticas são o ponto fraco do jogo, quase perfeito para 8 bits.

A questão do Master System é a seguinte: um videogame se torna secundário assim que se lança seu sucessor. Aqui no Brasil o Mega Drive chegou, com quse certeza, em 1992. A partir daí o Master System perdeu, naturalmente, importância e seus jogos lançados a partir desse ano também.

Por isso tem muito jogo que está na lista TOP 10 que não colocaria.

Pra mim vale os grandes jogos que marcaram a fase áurea do Master System, de 90 a 92, os que TODOS jogavam.

Por isso destaco o Alex Kidd in Miracle World, California Games (4 megas!) e outros na lista, claro!

Por isso JAMAIS colocaria Sonic!!! O master System já estava morto qdo foi lançado e o do Mega é muuuito melhor

Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: