Que diabos é SG1000?!

17 07 2009

Acabei de revistar um DVD que tinha roms de um certo computador da SEGA que eu nunca vi na vida chamado SG1000, e segundo dizem era um Master System piorado… Bah!

Ao abrir a pasta percebo que não chega a ter cinqüenta jogos e boa parte são títulos conhecidos de outras plataformas, dentre eles Galaga, H.E.R.O., Lode Runner. Zippy Race, Zaxxon…

Vamos passear rapidamente pelas ROMS e ver qualé a desse SG1000, vou destacando as principais porcarias ou algum legal se existir.

Bomb Jack – Aqui Um herói em miniatura roda por pontos turísticos atrás de bombas, enquanto desvia de inimigos cor de rosa. Legalzinho, mas barulhento demais.

Borderline – …

Madonna? Whatever… Que jogo mais MSX1.

Borderline (SG-1000)-01

Esse Borderline parece um cruzamento dos idosos arcades Bump’N’Jump, Tanks e Phoenix. São 4 fases, a primeira é uma estrada estilo Bump’n’Jump, mas sem pulos, porém teu carro atira. Do nada algo que parecem ser árvores brancas te atacam, assim como alguns tanques. Na segunda a fase parece do Tanks e você deve cavar(?!) pra chegar numa barreira com algo que parecem flores brancas e destruir. A terceira é uma variação da segunda. E a última é tipo a nave mãe do Phoenix, onde se deve destruir o núcleo pra acabar. Legalzinho.

The Castle – Esse ao menos os personagens tem mais de uma cor. Controle um mosqueteiro baitolinha que explora os perigos de um castelo procurando por tesouros chaves, empurrando blocos e clichês do gênero. Lerdo e com controles pesados.

Castle, The (SG-1000)000

Chack’n’Pop – Mais um de labirinto. Adaptação de um arcade conhecido só no Japão da Taito. Parece uma daptação decente, mas achei um arcade meio besta.

Champion Baseball – O time dos azuis contra os negões. Dormi…

Championship Golf – Jogue a pior partida de Golf já vista num jogo comandando um boneco desenhado por uma criança de 3 anos.

Olha o naipe do boneco que joga golf no topo da tela

Olha o naipe do boneco que joga golf no topo da tela

Choplifter – Este jogo saiu pra tudo que é sistema. E agora com música clássica?! Além dos sprites monocromáticos o cenário é sempre de noite nesta versão. Ficou mais fácil também. Bah gostei não.

Drol – Um brinquedo idiota anda em 4 plataformas pra derrotar os brinquedos do mal como escorpiões e jacarés. Nonsense!

Elevator Action – Meu antigo vicio de arcade foi adaptado pra essa coisa. Até que dá pro gasto, mas as cores são feias e os espiões foram substituídos por aqueles bonecos que simulam acidentes de carro.

Elevator Action (SG-1000) [!]000

Exerion – Mais arcade, dessa vez de nave. Joguei muito também(o original). Como os outros mencionados é uma versão inferior ao original, porém jogável.

Flick – Este chegou a sair no Mega Drive. Um passarinho deve salvar seus amiguinhos num labirinto infestado por bichanos.

Flipper – Uma mesa de arcade com velocidade exagerada demais pro meu gosto.

Girl’s Garden – Uma menina safadinha tem que atravessar um bosque cheio de ursos e abelhas, e pare se defender atira potes de mel. Tudo pra chegar na casa de um rapaz e namorar, antes que outra venha e ganhe o coração dele. Que bostaria heim!

Objetivo: Namoricos!

Objetivo: Namoricos!

Golgo 13 – Baseado num anime idoso. Um agente secreto está num carro e persegue bandidos que são bonecos de palito parecidos com aquele do Golf que mencionei.

GP World – Formula 1 com gráficos acima da média pra este sistema.

Gulkave – Jogo de nave de scroll horizontal. Dificil como manda a tradição.

H.E.R.O. – Conhecido jogo do ATARI. O tal herói deve estourar paredes, enquanto voa numa caverna pra resgatar os mineiros presos. Parece ser a melhor versão deste clássico, tem até musiquinhas.

H.E.R.O. (SG-1000)000

Hang-On 2 – ?!?!?!?!!?! Mas esse é o mesmo jogo do Master com gráficos piorados. Pelo menos a musica da abertura que era só um pedacinho no Master aqui está completa e toca durante a corrida.

Hustle Chummy – Um rato tenta pegar comidinhas num convés de navio enquanto desvia de gatos, morcegos, lagartos e outras bobagens. O jogo em si é uma bobagem.

Hyper Sports – Coletânea de 5 esportes olímpicos. Graficos bonzinhos, mas sem graça.

Hyper Sports (SG-1000) [!]000

James Bond 007 – O jogo mais feio do sistema. Só vejam a foto e lamentem.

James Bond 007 (SG-1000000

Loderunner – Outro campeão de adaptações. Aqui Todos são bonecos de palito de novo, mas a lógica ainda funciona. Pegue o ouro e jogo os inimigos no buraco,

Monaco GP – Não é aquele do Master e Mega. O nome Monaco não tem nada haver aqui. É mais um estilo Bump’n’Jump.

Music Station – Isso deve ser caseiro. Começou a tocar o tema dos Goonies(Cindy Lauper) com vocal, mas bem rouco e som meio acelerado.

Ninja Princess – Uma garota ninja enfrenta ninjas monocromáticos num jogo de visão aérea. O tiro dela é qualquer coisa que lembra um vibrador.

Ninja Princess (SG-1000)000

N-sub – Jogo muito feio de submarino, se tiver 2 cores na tela é muito.

Orguss – JOgo de nave scroll horizontal. Tua nave vira robô, afinal é um jogo japonês.

Pacar – Imitação cretina do Pac Man, onde quem come as porcarias é um carro. E os fantasmas também são carros. Tudo haver!

Pachinko 2 – Cadê o 1? Sei lá. É um simulador de uma máquina de cassinos japoneses.

Penguin Land – Aquele mesmo do MAster. Leve o ovo pra casa quebrando o gelo, com cuidado pra não despencar de muito alto.

Penguin Land (SG-1000) [b1]000

Pop Flamer – Um Pac Man com poucas comidas pra pegar. Tu és um rato que tem que pegar balões(?!?!) enquanto foge de monstros completamente nada haver com a situação.

Rockn’Bolt – Construtor deve parafusar plataformas que andam antes que o tempo acabe. Interessante…

Rock N' Bolt (SG-1000) [!]000

Safari Hunt – Não é o jogo de pistola. Um labirinto estilo Pac Man está o caçador monocromático caçando animais com sua espingarda. O resto você pode deduzir.

Safari Hunt (SG-1000) [!]000

Sega Galaga – Adaptação facilitada do clássico que dispensa apresentações.

Shurato – Um programador que não tem o que fazer colocou essa foto numa rom…

Shurato (SG-1000) (PD)000

Sinbad Mystery – Meio Pac Man. Um árabe preto (ele realmente é preto, não negro) deve recolher interrogações num labirinto enquanto escapa das mortes(?!?!). Agora me expliquem o sentido disto.

Soukoban – Sou Koban? Eu não sou ;p . Um jogo de puzzles de empurrar caixa.

Space Invaders – Conhecem?!

Star Jacker – Jogo de nave, scroll vertical, muito esquisito, pois você controla 4 naves ao mesmo tempo.

Super Tank – Scroll vertical, onde um tanque invade o campo inimigo. Daquele bem dificeis.

Wonder Boy – Esta marca Wonder boy de novo. É o Adventure Island do NES bastante piorado.

Wonder Boy (SG-1000) [!]000

Yamato – Navio de guerra deve abater inimigos, num estilo Space Invaders, mas com outra visão

Zaxxon – Obviamente é impossível adaptar Zaxxon de forma decente num sistema tão fraco. A tela se arrasta de forma irritante.

Zaxxon (SG-1000)000

Zippy Race – Quem conhece o arcade não deve passar perto daqui. Pra quem não conhece é uma moto que deve chegar a várias cidades famosas dos USA, enquanto desvia de  carros assassinos.

Bem espero que tenha ajudado vocês para passarem lon… digo, conhecer este sistema que só os mais nerds devem conhecer. See ya!

Anúncios

Ações

Information

9 responses

17 07 2009
marcelo

varios joguinhos legais que depois tiveram versoes melhores no master

17 07 2009
lockeslay

cara q troço mais feio , viu…. fico triste de ver essas coisas…
n gostei de nada…

18 07 2009
Sir Kao

O SG-1000 é o avô do Master System, nunca cheguei a jogá-lo, mas alguns jogos me interessaram nessa lista, como H.E.R.O. e Girl’s Garden (haha, credo!).

Mas legal o que você fez, o negócio é experimentar sem preconceito.

18 07 2009
9voltclub

nao diria avô, diria protótipo. Eu sou da época do 8 bits entao grafico é o de menos pra mim

20 07 2009
Eurritimia

“Esse ao menos os personagens tem mais de uma cor.” – hahahahahahahhahaahhahaha!

21 07 2009
Azrael_I

Huhauhuha! Gostei do H.E.R.O. e do Rock n’Bolt; como o Sir Kao disse, a premissa do Girl’s Garden é interessante(é o primeiro e acho que ÚNICO jogo do gênero a ter uma garota como protagonista!). Mas pow, não fala mal do The Castle! Tudo bem que a jogabiliruindade é pra lá de empedrada, mas o jogo é um Puzzle interessante, além de ser um clássico da Era MSX.

“…este sistema que só os mais nerds devem conhecer.” Não é por nada não, mas pareceu que você quis se admitir como Nerd, hehehe.

21 07 2009
9voltclub

Azrael: O que vc esperava, esse é um blog de jogos

3 08 2009
Leandro Moraes

Gostei de conhecer os jogos, infelizmente você carrega tanto no texto que mais parecia ter raiva do que vontade de jogar, se está em um dia ruim, pague uma acompanhante. Depois volte e faça a análise. É sério, de análises “engraçadinhas” a internet está cheio, mas de análises deste Pc (que eu nunca tinha ouvido falar), não há muito (em português) na internet. Uma pena, perde-se a oportunidade de saber mais a respeito, já que o intuito de um artigo é analisar algo para outros lerem.

4 08 2009
EDZ

Amigo…
q vc esperava de um VG de 1983?

isso era o começo do 8 bits…

Atari reinava nas casas…

o que tinha que mais hi-tech era o todo poderoso MSX…

no tempo….isso era exelente

aí vc me vem falar que é um Master system piorado?

nem NES tinha ainda…quem dirá Master System

perdeu uma boa chance de esclareçer mutas coisas sobre o SG-1000

nem existem muitas coisas escritas sobre ele em português…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: