10 motivos para se ter um Mega Drive

18 08 2009

SegaGenesis1

Cá vamos nós de novo, nesta singela homenagem aos sucessos dos sistemas passados, desta vez o grande Sega Genesis / Mega Drive. Iniciando, já contando com as tradicionais injustiças devido ao grande número de ótimos títulos.

10 - Contra - Hard Corps
10 – Contra Hard Cops: Há uma super valorização do terceiro Contra(Snes), mas prefiro as versões de Nes e este título para Mega. Este por sinal tem características inéditas como 4 persogens com armas distintas para escolher, um fortão, uma gostosa, um lobisomem e um androíde anão(?!). Além disso é possível escolher caminhos entre as fases(estilo Castlevania 3), que pode influenciar o final do jogo que por sinal, possúi vários.

09 - Quack Shot Starring Donald Duck
09 – Disney by Sega: A Capcom trouxe a Disney nos 8 e 16 bits da Nintendo, e na concorrente a própria Sega cuidou com muito talento de adaptar os famosos personagens. Os títulos que mais se destacam são Mickey Mouse in Castle of Ilusion e Quackshot Starring Donald Duck. Além dos belos cenários e das músicas memoráveis, diversão e criatividade eram os pontos altos dos títulos que eram tratados como se fossem os grandes títulos da marca, independente de ser licenciamento de marca.
06 - Kid Chameleon (JUE) [!]000
08 – Kid Chameleon: Apesar da clara semelhança com Super Mario, KC trazia diversão em mais de 100 fases, num psicótico título sobre um nerd que vai resgatar seus amigos presos num arcade de realidade virtual e se torna o herói Kid Camaleão, capaz de de mudar de forma e de poderes de acordo com o capacete que está usando (similar as roupas especiais do Mario 3, mas em maior número). O desafio maior era conseguir terminar o jogo em um dia, pois não havia save nem password.  Um jogo lembrado até hoje, mas que nunca houve interesse por parte da SEga por uma continuação.
07 - Phantasy Star 4 - The End of The Millenium
07 – Phantasy Star 4: O Mega não tinha tantos RPGs memoráveis como no Super Nes, porém a série Phantasy Star gerou seu episódio mais marcante, muito mais inteligente, bem escrito e com elenco mais carismático que muito RPG pop moderno. Um grande diferencial da série eram que ao invés de usar bonequinhos  tentando representar situações, eles usavam belos desenhos nas cutscenes(estilo mangá). Um remake deste episódio seria mais do que bem vindo.
06 - Gunstar Heroes
06 – Gunstar Heroes: Poucas vezes um jogo estilo Contra conseguiu ser tão chamativo quanto GUnstar Hereos, mais chamativo até que as continuações de Contra e do popular Metal Slug. Gunstar Heroes além dos tiros por todo lado, tinha muita velocidade, uma historia muito legal e um estilo de desenho único. Mas o grande destaque era a união da mencionada velocidade com m número muito grande de sprites na tela, testando todo potencial do Mega Drive. Se em algum momento um leve slowdown ocorrer, pode crer que é um caso totalmente justificável.
05 - Revenge of Shinobi, The
05 – Shinobi: Uma coisa que não ficou claro pra algumas pessoas é que existem 3 séries do Shinobi, a que iniciou nos arcades(que ficou conhecido também pela adaptação para Master) e teve duas continuções com o nome Shadow Dancer; A originária do Mega Drive que teve duas continuações, uma no próprio Mega e outra no Saturn, e a mais recente com 2 jogos para Play Station 2. A semelhança são apenas que são ninjas do mesmo clã. A geração do MEga Drive é a mais brilhante, com os 2 jogos de Revenge of Shinobi e o Shadow Dancer. São séries criativas, sombrias e desafiante, tudo com a trilha sonora do grande Yuzo Koshiro. A curiosidade é que no Revenge of Shinobi orginal a Sega usou descaradamente clones de super heróis Batman e Homem aranha e depois tomou um processo.
04 - Castlevania - The New Generation
04 – Castlevania: No único título para Mega Drive, Castlevania mostrou uma história sem a família Belmont pela primeira vez e a estréia da brilhante Michiru Yamane no soundtrack. Como personagens principais selecionáveis, Eric Lecard, o cara da lança gigante e o chicoteiro John Morris. Ao invés de se passar o jogo inteiro no castelo do drácula, as fases se passam em locais famosos de vários países da Europa como Grécia, Alemanha, França e Inglaterra. Ganhou uma continuação direta para Nintendo DS entitulado Portrait of Ruin.
03 - Toejam & Earl
03 – Toe Jam & Earl: Aliens funkeiros?!!?!(Funky de James Brown, não aquela porcaria que fazem nos morros do Brasil). Whatever! Foram duas versões pra Mega Drive e um terceiro episódio obscuro para Xbox. No primeiro, Earl quebrou a nave que os levaria de volta para Funkotron. Isso é apenas uma desculpa para o melhor jogo para 2 Players do Mega Drive, similar ao Goffy Troop no Super nes, porém muito melhor por ser maior, com mais desafios e com mais itens para achar. A segunda parte era um jogo de plataforma a primeira vista bem tradicional, psicótico, mas cheio de passagens secretas e fases de bonus divertidas pra achar. Com o passar das fases vão se adicionando elementos de RPG como itens específicos para achar e personagens para interagir conversando. Dosi títulos memoráveis cheios de balanço para dançar ;p.
02 - Streets of Rage
02 – Streets of Rage: Jogos estilo Beat’n’Up, estilo em que personagens só andam e batem em inimigos, são geralmente um tanto repetitivos, mas a trilogia Streets of Rage fugia a esta regra.Com personagens carísmaticos e uma trilha sonora inovadora de Tecno e Dance por Yuzo Koshiro, os jogos prendem tanto o jogador que você não se importa de estar esmourrando o mesmo criminoso pela milionésima vez. Adam, Axel, Max, Skate/Sammy e claro a coxuda Blaze, partem pra cima de uma gangue inteira de criminosos mafiosos comandados por um certo Mr. X. Ganho uma nova versão para PC feita por fãs, mas tão boa quanto os originais. Cadê a Sega com uma continuação?!
01 - Sonic the Hedgehog
01 – Sonic the Hedgehog: Obviamente Sonic foi o jogo que mais influenciou a maioria para aquisição do Mega Drive. O personagem, criado para ser um herói oposto a Super Mario, apesar da influência do encanador estar em itens e alguns detalhes do jogo. O grande diferencial do jogo era unir além de criatividade, cenários temáticos e uma trilha sonora envolvente, muita velocidade, de um jeito jamais explorado nos jogos. Foi um sucesso, e Sonic incomodava diretamente a Nintendo e seu quarto episódio de Mario(World). Foi criado a marca Sonic Team que existe até hoje. Com Sonic 2 o sucesso atinge o auge e o Mega Drive vira o queridinho dos Estados Unidos, no Japão apesar do mercado ter recebido muito bem Sonic, a Nintendo continuou por cima. O terceiro trazia uma novidade que parecia inovadora, mas acabou ficando só por esse episódio do Sonic, o cartucho Lock On. Eram dois jogos, Sonic 3 e Sonic & Knuckles que podiam se misturar entre si e com o Sonic 2, criando novas situações nos jogos, como jogar com o rival Knuckles em ambos os jogos. Há ainda uma informação não confirmada que Michal Jackson foi escalado como compositor substituindo os J-Pop do “Dreams Come True” da versão anterior, mas os escândalos da época fizeram ele usar um nick “Scirocco”, e outra evidência seriam semelhanças da músicas do jogo com sucessos do Rei do Pop e a participação de nomes ligados a produção dos albuns de Jackson na produção do jogo. De qualquer maneira Sonic 3 & Knuckles, apesar de não ter obtido o mega sucesso do segundo, é o melhor jogo do Sonic Team até hoje.

Shining Force

Anúncios

Ações

Information

5 responses

18 08 2009
Cosmão

Realmente, o Mega foi (e é) um console nostálgico, tantos jogos bons, tanto tempo que passei com ele que, 10 motivos apenas para tê-lo seria um crime.
Mas tu selecionou bem a nata dos clássicos do console.
Sou suspeito pra falar do Mega Drive 😛 !

18 08 2009
Sir Kao

Eu tinha um SNES, mas joguei bastante o Mega na época dourada, isso é fato.

Ele não se comparava em gráficos e som, mas alguns jogos eram incrivelmente rápidos, graças ao seu processador veloz, vide Sonic e Quackshot.

Os RPGs também não eram vastos em sua biblioteca de jogos, mas tínhamos Phantasy Star e Shining Force, clássicos obrigatórios.

29 10 2009
Jhonatas

camarada qual o nome desse jogo de nave que ta aparecendo 2 mísseis, to igual um doido procurando… valeww

29 10 2009
9voltclub

Thunder Force 3.

O 4 também tem para Mega Drive

29 10 2009
Jhonatas

uhhuuulll!!! valew camarada!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: