Retro Game Challange – O Curioso Caso de Nintedim Button.

20 09 2009

Produzido por Namco (Bandai Namco para os mais novos, mas o estúdio da Namco foi responsável por este)

Cá estou eu com mais uma resenha de DS. O que estão para ver agora é uma coletânea de jogos inéditos lançados para NDS. Mas um efeito curioso aconteceu para com estes jogos, eles acabaram de “nascer”, mas são… velhos!

Sim o espírito Retro está em alta e várias séries como Megaman, Contra, Super Mario, Castlevania e Sonic estão buscando suas raízes. Seguindo este espírito, a Namco produziu 6 novos jogos com gráficos e sons do velho hardware do NES.

A promoção deste pacote de jogos no Japão, o maior e mais frustrado gamer do universo, Arino(apresentador de um programa de TV japonês chamado Game Center CX dedicado só ao retro gamer).

Arino na introdução com letreiros de Star Wars

Arino na introdução com letreiros de Star Wars

Já que é pra entrar no clima Retro, postei aqui fotos dos jogos a moda das primeira edições da clássica revista Video-game, tiradas com uma câmera direto na tela e embassando toda a foto. Eu mesmo tirei direto do DS, e vejam que resultado porco (mas dá pra ver ; p ).

Fotos da minha câmera ; p

Fotos da minha câmera ; p

Para dar credibilidade aos “novos clássicos”, os programadores prepararam um acervo de coisas legais para que tudo parece realmente coisas do passado. Pra começar cada jogo vem acompanhado de fotos do seu “cartucho” (obviamente feitos em cima de carrtuchos de famicom), manual de instruções e até revista de época com dicas (obviamente todas são fakes). Na abertura dos jogos, são encontradas os nomes de falsas softhouses como TOMATO(paródia da própria NAMCO), Gears, Game Loft, dentre outras. Também se deram o trabalho de por o ano de lançamento dos jogos na abertura que vão de 1982 até 1989.

No início você é obrigado a jogar um Story Mode que fala sobre um jogador que é levado ao inicio dos anos 80 e tem que enfrentar os desafios do Arino do mal, e é auxiliado pelo Arino criança (?!). Na verdade é uma desculpa pra ele fazer desafios do tipo mate o primeiro chefe, passe a fase X, consiga 100000 de pontos…

Story Mode, a jogadora e o Arino criança

Story Mode, a jogadora e o Arino criança

Os jogos são liberados para Freeplay de acordo com que os desafios vão sendo vencidos.

E sem mais falação aqui estão os jogos:

Cosmic Gate – Inspirado por Galaga com influência de Space Invaders. É um daqueles jogos de Invaders que se espalharam dentre o fim dos anos 70 e início de 80 e causaram falta de moedas no Japão por conta dos arcades. Como é de se imaginar, derrote todos os inimigos enquanto desvia da chuva de tiros. Há itens, fases de bonus e até warps secretas para chegar ao final mais rápido.

Cosmic Gate

Cosmic Gate

Robot Ninja Haggle Man (1 e 2)- Inspirado por Ninja Kun, com influência de Megaman. Ninja Kun é pouco conhecido fora do Japão. Haggle Man tem a tradicional missão de salvar uma princesa com ajuda de seus amigos(que na prática, servem como itens especias). Cace todos os inimigos no tempo limite para o chefe aparecer e a fase terminar. Para achar os escondidos atrás das portas, deve se prestar atenção nas letras(siga ordem alfabética) e cores delas. É possível também matar inimigos virando a porta em cima deles. Haggle Man 2 é o mesmo 1 com novas fases.

Imag027

Rally King – Inspirado por Road Fighter e clichês da época. O que seriam os jogos dos anos 80 sem as corridinhas que nos fizeram esquecer os autoramas. Quem viveu aquela época vai chorar com a nostalgia de Rally King. Tente chega em primeiro enquanto detona os carros rivais, “pega” o carro colorido da gasolina, acha itens secretos de pontuação e faz os drifts valendo muitos pontos. É possível também liberar uma edição especial do jogo, mas não há grandes diferenças.

Imag022 

"Rally King é um chocante game de 2 mega que traz para o conforto de sua casa todas as emoções de um Rally de verdade" By Ação Games

"Rally King é um chocante game de 2 mega que traz para o conforto de sua casa todas as emoções de um Rally de verdade" By Ação Games

Star Prince – Inspirado por … tudo que é jogo de nave que você lembrar. Tradicionalíssimo Shotter vertical. É o único jogo do pacote que oferece a opção de usar o joystick com botões TURBO. Faltou um pouco mais de dificuldade, característica típica dos jogos do estilo, mas não chega a ser fácil.

s35920_nds_12Imag019

Guadia Quest – Um típico e sonolento RPG oitentista, quase um clone discarado do Dragon Quest (mas me trouxe algumas lembranças do Phantasy Star). No controle de 3 garotas guerreiras medievais, deve-se passar todo aquele esquema de dificuldade da época de morrer o tempo inteiro até ter nível suficiente para passar de fase, cercado por labirintos tão grandes e tão complicados que farão você pensar o que tem de tão maléfico na cabeça dos programadores. Quase me fez desistir de liberar o último jogo, um desafio para poucos, mas ainda assim tem um diferencial para facilitar que não existe nos jogos da época, a opção de salvar em qualquer ponto do jogo.

Imag017

Imag018

Robot Ninja Haggle Man 3 – Inspirado por Ninja Gaiden e Metroid, com influência de Mega Man e Rygar. Deixaram o melhor pro final. Apesar de ser uma continuação do Haggle Man, nada tem haver com o original, não há ninjas crianças nem princesas para serem resgatadas. Su “Ryu Hayabusa robô” deve passar por fases labirinto em busca de equipamentos(sim, ele equipa engrenagens com poderes e armas). Ainda é possível encontrar os amigos do Haggle Man original, que também servem como um tipo de magia. Esse jogo é  daqueles que se deve fuçar em todos os cantos das paredes atirando para descobrir itens e até lojas escondidas. Atente para a fase 3 é enlouquecedora de dificil. Pra quem sente falta do velho estilo do Ninja Gaiden este pseudo continuação pode muito bem sanar sua vontade. O jogo só fica devendo nos chefes que são poucos e fáceis.

"Cartucho"

"Cartucho"

RADICAL!

RADICAL!

Imag010

Tá achando que ia faltar o inimigo pássaro que enche o saco?!

Tá achando que ia faltar o inimigo pássaro que enche o saco?!

Acabou? Não chorem ainda, no Japão já saiu Retro Game Challange 2, a versão americana deve estar chegando ano que vem.

E essas fotos toscas heim?!

Anúncios

Ações

Information

3 responses

20 09 2009
Cosmão

Uma vez eu li sobre esse jogo e fiquei super curioso pra testar, parece ser do caralho mesmo, jogo misturando nostalgia com novidades, um verdadeiro clássico instantâneo.
Quero um DS !!!

20 09 2009
DJ Yatta

Caramba! Eu kero este jogo! O_O

22 09 2009
Raphael Belmont

As fotos da matéria tiradas direto da câmera digital deram um toque especial. Tu tem uns momentos de genialidade que me impressionam. Curti bagarai!

Lembro de ter jogado isso no teu DS uma vez, e o que eu mais gostei (na verdade, o único que eu joguei) foi o Haggleman 3. DEL CARAJO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: