Homebrew Channel – O Underground do Wii

29 09 2009

(Mais um post com fotos tiradas com meu celular)

Quem não tem o Nintendo Wii talvez não esteja familiarizado com este canal “Salvador da Pátria” para quem não tem dinheiro pra rasgar… digo comprar original e pra quem gosta de jogos caseiros, e pra quem como eu, gosta de emuladores mas não gosta de usar jogos de consoles em PC.

Faço aqui um resumo do que eu costumo rodar no meu Homebrew Channel.

Pra começar, como instalar este canal.

Se você já comprou destravado beleza, procure o DVD instalador do Homebrew channel pela net que é fácil de encontrar.

Quem comprou o Wii recentemente e acha que precisa mandar instalar um mod chip pra destravar, economize seu dinheiro. Os mod chips além de acabarem sendo destectados pelas atualizações do console, ainda tem o risco de se o cara que for instalar vacilar, acabar saindo com um problema maior.

Há uma maneira de utilizar os jogos que você faz download pela net ou os piratas de loja mesmo sem precisar de instalações extras no seu hardware. Mas para instalar o Homebrew Channel será preciso primeiro um DVD original de The Legend of Zelda Twilight Princess. Sim, a lendária série do Shigero Miyamoto vai ser reduzido a ferramenta ;p … Portanto, peça emprestado, alugue, compre, seja lá o que for, mas tenha em mãos um DVD original de Zelda.

Será preciso colocar pelo SD, um arquivo de SAVE do jogo modificado que também é facilmente encontrado pela net, conhecido como TWILIGHT HACK. Seguindo os passos, o jogo vai sumir e aparecer uma tela estilo MS-DOS, onde será feita a instalação do HOMEBREW CHANELL.

Quando você voltar ao Wii Menu, lá estará o canal das ondinhas instalado ^_^ .

Eu rodando o HBC na minha TV. "O CANAL QUE É UMA ONDAAA!"

Eu rodando o HBC na minha TV. "O CANAL QUE É UMA ONDAAA!"

A partir deste dia, aconselho a não aceitar mais nenhuma atualização do sistema e esquecer a existência do DISK CHANELL. Alguns jogos acabam atualizando o sistema pelo DISK CHANNEL, e algumas atualizações derrubam o Homebrew e outras coisas que a Nintendo não acha financeiramente saudável. Outro problema do DISC CHANNEL é que se você usar jogos de um sistema diferente do seu console, por exemplo – CONSOLE AMERICANO + JOGO EUROPEU ou JAPONÊS = Dar pau no Sistema, isto é, o Wii Menu deixa de funcionar e consequentemente todo o console. Mas sem choradeira, o Homebrew Channel está aí pra que seus problemas com regiões, atualizações e proteções acabem.

Então crie na raiz do SD uma pasta chamada APPS, onde serão colocadas mais pastas de programas que você irá usar. Vamos ao principal programa do Homebrew Channel –

Gecko – http://wiibrew.org/wiki/GeckoOS
Essencial. Tendo ou não seu Wii um Mod Chip, Gecko fará com que o jogo rode no seu console, independente de região, atualização ou proteção. Por ele ainda é possível rodar jogos de Game Cube, forçar NSTC para jogos PAL (e vice-versa) e até usar CHEATS (LOSERS!). Esse é o motivo do Wii não precisar mais de um mod chip, o trabalho é todo feito via software, e como o Geckos, também existem outros programas, este é apenas o que eu surgiro.

Conheçam o Gecko

Conheçam o Gecko

 

Graças a ele posso apreciar a Aya de biquininho. ;p Pelo Disk Channel eu não rodaria Oneechan Bara

Graças a ele posso apreciar a Aya de biquininho. ;p Pelo Disk Channel eu não rodaria Oneechan Bara

Obrigado Gecko!

Obrigado Gecko!

WAD Manager –  www.teknoconsolas.info 
Jogos do Wii Ware (Megaman 9, Gradius Rebirth, Contra Rebirth…) e Virtual Console te interessam? Pessoalmente o Virtual Console só uso pra alguns(poucos) jogos do N64, pois para os outros existem emuladores. Ja Wii Ware tenho usado um bocado. Pois bem, esses jogos são vendidos On-line, mas obviamente existem também outras alternativas para se usar esses jogos. Pra começar procure um download no fomato .wad do jogo que procura. Dependendo do jogo, será preciso um software de PC para livrá-lo do carma da região. Eu utilizo um chamado Free the Wads. Após “filtrar” a região do seu .wad, crie na raiz do seu SD card uma pasta chamada WAD e lá coloque o(s) arquivo(s) WAD. Depois execute o Wad Manager e o resto é auto explicativo. Ao iniciar seu Wii Menu, está lá disponível para jogar o título desejado.
Emuladores – Como mencionei, não gosto de jogar em PC. Na geração anterior do PS2 era possível emular Nes, Snes, Game Boy Classico, Master System e Mega Drive, porém os emuladores ficavam devendo muito em relação aos de PC, especialmente o de Super Nes, que chegava a rodar Final Fantasy 6 a 10 FPS, ou Castlevania 4 a 20, além de apresentar problemas de som e compatibilidade. Então emular velhos sistemas com a mesma qualidade dos emuladores de PC foi uma festa pra mim. Os emuladores disponíveis para Wii em sua maioria são adaptações dos já existentes em PC.

Blue MSX – http://www.wiimsx.com
Com um belo Menu, esse port emula perfeitamente o velho computador cult. Tem suporte a um teclado virtual que é acionado apontando o Wii Mote para o sensor. O único problema é adicionar as roms que é preciso indicar num arquivo o caminho para o jogo e qual o primeiro arquivo a ser rodado, caso o jogo use discos. No site oficial do emulador há um arquivo de zip com os melhores jogos já prontos pra usar, que deverá ser colocado na raiz no diretório MSX/ROMS.

Snes9x GX, FCE Ultra GX, Visual Boy Advance GX –
http://code.google.com/p/snes9x-gx
http://code.google.com/p/fceugc
http://code.google.com/p/vba-wii

Esses 3 emuladores de sistemas da Nintendo foram convertidos pelos mesmos caras, portanto seguem o mesmo padrão. Eles fizeram um Menu altamente profissional para estes emuladores, que são identicos para os 3 sistemas, mudando apenas o tema das cores, vermelho para o Nes, azul para o Snes e roxo para a família Game Boy. Tudo aquilo encontrado nas versões de PC é encontrado nos ports, incluindo a velocidade idêntica a dos consoles e 100% de compatibilidade, incluindo jogos de pistola de Nes e Snes que são simulados com Wii Mote e sensor de movimento do GBA que é acionado rodando horizontalmente o Wii Mote (Wario Ware Twisted). Jogos de chips especiais do Super Nes como Street Fighter Zero 2 e Star Ocean também rodam perfeitamente. Há alguns extras que não estão nem nas versões de PC como o filtro de video “original”, deixando o mesmo “efeito” que os consoles originais faziam, e o melhor de tudo, suporte ao formato “.7z”!!! Qual a grande vantagem? Além de ser uma compactação um pouco melhor que “.zip”, é posível criar um arquivo com várias roms idênticas, ocupando praticamente o mesmo espaço de apenas uma delas. Exemplo: Meu “Chrono Trigger.7z” possui 3 arquivos – a versão em ingles, japonês e a tradução para português da CBT. Tudo ocupando o espaço de apenas uma rom, graças a compactação inteligente do .7z . Para instalar os emuladores no SD, basta descompactar o conteúdo na raiz, automaticamente serão criados 2 diretórios um na raiz e outro dentro da APPS. Nos diretórios da raiz dos emuladores você deve entrar e colocar as roms dentro da pasta ROMS.

O trio parada dura

O trio parada dura

Fceultra

Fceultra

Essa foto ficou esverdeada mas da pra saber que é o Snes9x ;p

Essa foto ficou esverdeada mas da pra saber que é o Snes9x ;p

Game Boy Advanced em Full Screen

Game Boy Advanced em Full Screen

DOSBOX – Emulador de MS-DOS. Não testei ainda, é preciso um teclado USB pra rodar.

Wii2600 – http://www.wiibrew.org/wiki/Wii2600
Perfeito port do emulador Stella de atari 2600. Funciona com tudo perfeitamente, inclusive o menu é identico a versão de PC. Emula o joystick normal e o “paddle” que não cheguei a conhecer na época, é usado em poucos jogos como KABOOM, GIJOE e War Lords. Trata-se de um direcional que gira, semelhante a do arcade Arkanoid, mas a emulação pode ser feita movendo o Wii Mote pra esquerda ou direita, ou rolando ele pra frente e pra trás. Instalação é identica a do Snes9x.

Menu do Stella igualzinho o de PC

Menu do Stella igualzinho o de PC

o2EM – http://www.wiibrew.org/wiki/o2em
Emulador do Odyssey 2, aquele que foi vendido no Brasil apenas como Odyssey. Portado do emulador de mesmo nome pra PC. Roda todos os jogos, tem suporte ao teclado do Odyssey pelo joystick, mas ainda precisa de ajustes no som.

scummvm – http://forums.scummvm.org
Esse tem pra todos os consoles. Emula jogos clique para PC produzidos pela Lucas Arts como Monkey Island, Full Throlle, Indiana Jones, etc… Mas ainda não cheguei a testar.

Smsplus gx e Genplus gx –
http://code.google.com/p/smsplus-gx
http://code.google.com/p/genplus-gx

Baseados nos SMS Plus e Genesis Plus de PC, emulam todos os jogos de Master System e Mega Drive, em alguns casos até melhor que o popular GENS(de PC). São emuladores perfeitos, mas comparados ao SNES9x  GX e FCEUltra ficam devendo um menu mais organizado, principalmente a configuração de video do SMS, filtro de video original e suporte ao 7z (mas há suporte ao zip). Para os fãs de Master, a inesquecível BIOS do console pode ser configurada para instrodução dos jogos e jogos de pistola também poderão ser jogados com Wiimote ^_^. Para instalar no SD abra o zip e copie apenas a pasta APPS para o SD. Depois crie uma pasta qualquer para guardar as roms. Toda vez que iniciar um dos emuladores eles serão iniciados da raiz do SD.

Pistolinha inha inha nha ha a ...

Pistolinha inha inha nha ha a ...

Gen Plus: as magias como "Brincar é bom!" e "VATAPÁ!" de Streets of Rage, agora na tela do Wii

Gen Plus: as magias como "Brincar é bom!" e "VATAPÁ!" de Streets of Rage, agora na tela do Wii

Wii Engine – http://wiibrew.org/wiki/WiiEngine

Emula perfeito todos os jogos do PCEngine, inclusive PC Engine CD, isto significa que é possível jogar Castlevania Rondo of Blood. Mas para isso é preciso converter o jogo por um programa que já acompanha no zip do emulador. Apesar de feio, o menu é auto explicativo, o único cuidado que deve-se ter é que há um botão para deletar arquivos, portanto, fique atento.

O menu mais feio ever, mas pelo menos o emulador funciona numa boa

O menu mais feio ever, mas pelo menos o emulador funciona numa boa

Bem agora vocês sabem o que eu ando usando no meu Wii, é só seguir este exemplo. Quero ver vocês usando ^^.

Anúncios

Ações

Information

6 responses

29 09 2009
Raphael Belmont

Ô consolezinho cheio de frescura… pense numa FACILIDADE pra instalar essas coisas…

Melhor do que abrir o console, pelo menos.

29 09 2009
9voltclub

e não esqueça também que é melhor que emular em outros consoles ;p

20 05 2010
Matheus

Legal… sou como você: tenho tudo quanto é tipo de emulador no PC.
Parabéns pela iniciativa de falar sobre o assunto.
Também sou fã de MAME (emulador para Aracade). Sabe se tem algum para o Wii? Já pensou jogar rom de Arcade no wii?… muito bom! Você como bom conhecedor de emuladores deve saber que as versões para Arcade são bem melhores. Exemplo clássico e indiscutível: “Killer Instinct”, que apresenta o gráfico, som e até mesmo os “fatalities” totalmente diferente (pra melhor). Basicamente são os jogos de luta mesmo, mas tem também o “Ghouls ‘n Ghosts”, vários de “nave atirando”, “Golden Axe”, “Metal Slug”, etc… apresentam melhor som e gráfico do que o SNes e Playstation 1.
Esse aqui também é legal:
Sol Divide: http://www.youtube.com/watch?v=RBFvWbEJgEY

25 05 2010
9voltclub

Existe MAME pro Wii, mas ele não roda tantos jogos. Tenho aqui ele com o arcade das tartarugas ninja rodando perfeito e outros clássicos dos anos 80 e início de 90. Mas não consegui fazer rodar os simpsons. De qualquer modo, também é possível adquirir arcades no wii pelo virtual console

15 08 2010
dvbsdv

cara nao itende a parte do gecko aonde eu consego baixar ele =/

16 08 2010
9voltclub

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: