New Super Mario Bros. – O inicio da onda retro.

20 10 2009

Imag004Título: New Super Mario Bros.
Sistema: Nintendo DS
Em: 2006
by Nintendo

Bem, até o final deste mês estará disponível a nova aventura de Super Mario para Nintendo Wii, em 2d! Aproveitando, vamos relembrar o episódio anterior, lançado para Nintendo DS no seu segundo anode exisTência, mas ainda um dos grandes hits do console: New Super Mario Bros., responsável pelo pontapé inicial de vários jogos retro que vieram em sequência.

A verdade é que este é um jogo sem nenhuma grande novidade, fator inovação 0… E exatamente por isso você vai gostar. É porque New Super Mario Bros. é baseado no Super Mario Bros. de 1985, a maior inovação do mercado de jogos de todos os tempos, e um jogo que ainda pode ser jogado até hoje pois não envelhece. Mas vamos ao New Super Mario Bros –

Peach, lesada como sempre!

Peach, lesada como sempre!

O roteiro como sempre não interessa muito, pois todo mundo já sabe que o Rei Koopa, conhecido por Bowser nos Estados Unidos, que insiste aterrorizar o Mushroom World e em manter a princesa Peach como refém. Então os dois irmãos MArio E Luigi, dois encanadores italianos que moram no Brocklin e acabaram sendo transportados para este outro mundo, devem partir para o resgate.

Nas ruas da "Cogumelândia"

Nas ruas da "Cogumelândia"

Referências: Apesar de ser baseado no Super Mario Bros. original, há referências e características de outros jogos da série. Por exemplo, alguns efeitos sonoros são exatamente os mesmos do jogo original como as moedas, o barulho do cogumelo e das bolas de fogo, porém o barulho de pulo vêm de Super Mario World. Assim como em Super Mario Bros.3, o jogo como está dividido em 8 mundos temáticos, são eles grama, deserto, água, rochas, gelo, floresta, nuvens, e vulcão.

Imag007

Logo no mundo 1, as 4 primeras fases são exatamente nos mesmos ambientes das fases de Super Mario Bros 1-1: No reino dos cogumelos, 1-2: sub-solo, 1-3: Nas alturas, 1-4: Castelo. Perceba também que a saída de fase pela bandeirinha é exatamente a mesma do original. Nos castelos menores sempre estará Koopa Jr. lhe esperando, sendo que seus ataques são equivalente ao Boom Boom, o miniboss de Super Mario Bros. 3. Já nos grandes castelos nos finais de fase, os reais desafios do jogo lhe esperam como o próprio Rei Koopa, monstros gigantes e até um tanque de guerra no mundo 7.

Os poderes de Mario: Ao controlar seu personagem, perceba que mantiveram uma boa jogabilidade mas com as imperfeições do original. Eu prefiro o Mario mais “leve” do 3 e do World, mas vale pela nostalgia. Mas para não ficar na mesmice, seu personagem tem aquela “bundada” criada em Yoshi ISland e repetida no 3d Super Mario 64, pulando e colacando o direcional para baixo, e também pode-se escalar paredes pulando contra elas ao estilo Shinobi. Os poderes tradicionais estão lá, Super Cogumelo, para virar o Super Mario, Flor de Fogo, para atirar bolas de fogo e Starman para invencibilidade temporária. Os novos itens são Hyper Cogumelo, um Starman com espírito de destruição(destruir muito vale vidas), Casco Azul, para matar inimigos rodando pelo chão e passar por lugares apertados, e o Mini Cogumelo, para pulos gigantescos e passar por lugares mais apertados ainda.

Hyper Mario ESMAGA!

Hyper Mario ESMAGA!

Parece familiar?

Parece familiar? A diferença é que quando Koopa cair no fogo, você verá os ossos da criatura, ao estilo FATALITY.

Assim como todos os jogos de Super Mario Bros, este também deve ser jogado e rejogado para achar todas as passagens. E mesmo se você já estiver com 100%, este é aquele tipo de jogo que sempre a gente acaba jogando de novo.

Teoria – Se New Super Mario Bros. é o novo Mario 1… Lembram que o super Mario Bros.2 (conhecido como Lost Levels nos USA) é muito parecido com 1… assim como este jogo que logo será lançado, o New Super Mario Bros. Wii é muito parecido com o New Super Mario Bros. do DS. Então, poderemos esperar para o futuro New Super Mario Bros.3 (com jogabilidade e itens do 3), e New Super Mario World?

Inimigos conhecidos...

Inimigos conhecidos...

...e ambientes também.

...e ambientes também.

Ghost Houses de novo: este novo fantasma, o boxeador, é um pentelho!

Ghost Houses de novo: este novo fantasma, o boxeador, é um pentelho!

Tá com saudade do Luigi? Segure L e R e inicie o jogo com ele.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

21 10 2009
Cosmão

Joguei muito no emulador de DS e fiquei babando com a versão do Wii anunciada !
Jogo de plataforma com P maiúsculo ! A Nintendo sabe fazer melhor que qualquer um !

21 10 2009
Eurritimia

Esse jogo é fácil no começo, fica difícil mais pro meio – levei um mês pra passar de uma fase do sétimo mundo e termina estupidamente fácil no último chefe – com um cogumelo gigante fica facinho matá-lo.

Só não conseguir abrir dois mundos, mas isso é detalhe.

7 02 2010
lorena

e como passa passa da 1-4 castelo, naquela parte que tem tipo um buraco mais grande que os outros (no 3º) ?

valeu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: