Excitebike: World Rally – Raízes do motocross eletrônico

10 12 2009

Título: Excitebike: World Rally
Sistema: Nintendo Wii
Produção de 2009,
by Nintendo

Eis o título que mais me surpreendeu desta linhagem retro. Logo de cara surpreendeu porque Excitebike é um título bem do início da era NES, foi lançado originalmente em 1984, quando o console nem havia saído do Japão. Acabou se tornando um clássico de uma geração só, sempre lembrado por apreciadores da época como o melhor jogo de motocross. A primeira tentativa de trazer de volta a marca foi durante a geração Nintendo 64, o que não deu muito certo, pois além do console não andar bem, poucos gamers mais velhos se interessaram por comprar um N64, o que transformou Excitebike 64 num jogo avulso para uma geração avulsa.

Modo Normal

Modo Classico

Na atual geração surgiram títulos com a marca Excite – Excite Truck e Excite Robots, e óbvio que nada tem haver com motos. Mas a pouco mais de 1 mês acaba surgindo esta agradável surpresa, uma releitura do jogo original com tudo que ele tinha e muito mais.

Depois de algumas divulgações em sites especializados e no Nintendo Channel, Excitebike deixa de ser o título cult dos anos 80 pra se tornar o campeão de vendas do Wii Ware (sistema de downloads para jogos inéditos, com gráficos mais simples, centralizados únicamente na diversão).

Quem jogou o original vai encontrar aqui o mesmo estilo de corrida, onde o importante é se classificar com o tempo certo e não chegar na frente. Do original também está presente o editor de pistas, agora com a possibilidade de enviar trajetos on-line para seus amigos.

Em Madrid não tem só "Toradas"

Para as coisas ficarem mais interessantes agora a velocidade do jogo é bem maior, quase que o dobro do original, e a jogabilidade está bem mais leve. Para esta, por sinal, há duas opções: Normal e Classic. Jogando no normal, o ângulo de visão das pistas é na diagonal usando as setas pra cima e pra baixo você movimenta a moto pra esquerda e direta. Dar cavalo-de-pau, controlar a queda da moto após um salto gigante e levantar depois de quedas ficam por conta do sensor de movimentos do joystick , então é recomendável jogar o tutorial antes de tudo. No modo Classic, o ângulo muda para o do jogo original, com a tela em deslocamento horizontal, assim como a utilização do direcional, esquerda e direita deslocam a moto, pra cima é o cavalo-de-pau e cima e baixo durante saltos controla a posição da moto. Em ambos os modos o 1 acelera e o 2 é o turbo, que assim como antigamente, deve-se ter cuidado para não aquecer demais o motor.

No Classic, os recordes são marcados com joystick de Nes, e Wiimotes para o Normal

Os cenários variam a cada conjunto de circuitos, que são baseados em países, como o deserto do México, ou uma arena em Madrid. A trilha sonora está muito boa (considerando também que o original não tinha música), e algumas vezes tenta se adaptar a música local do país. Me trouxe boas lembranças de Out Run. A propósito a esquisita, porém marcante, tema do jogo de 84 está presente numa versão arranjada na abertura.

Para vovôs de plantão este jogo é mais que obrigatório, mas o fato de Excitebike voltar a se tornar um jogo que vendeu muito, dá uma deixa para empresas que acham não acreditam que antigas fórmulas funcionem se tocarem que muitos jogos não tem idade. Não estaria na hora da SEGA olhar pros suas Streets of Rage?!

Vários ângulos diferentes da mesma corrida nos replays

Anúncios

Ações

Information

2 responses

10 12 2009
Marco_Ramos

ESSE JOGO É MUITO LEGAL!!! Nossaaaa, conheci isso no começo dos anos 90 no DYNAVISION RADICAL!!!! XD~

Eu era só um garotinho juvenil criado a leite com pêra ainda… Eu adorada ficar fazndo fases/pistas… E odiava me esborrachar na lama ou nos toco de arvore… XD

Droga! Não é justo só o wii ter este jogo! xD~

11 12 2009
Cpt.Guapo

“(…) o que transformou Excitebike 64 num jogo avulso para uma geração avulsa.”

Gostei da frase…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: