Gradius Rebirth – Raízes da guerra espacial

12 12 2009

Título: Gradius Rebirth
Sistema: Nintendo Wii
Produção de 2009,
by Konami

Gradius foi escolhido pela Konami pra inaugurar suas buscas pelas raízes no início deste ano. A série iniciou-se nos arcades, e logo migrou para Nes e computadores MSX, e daí pra frente praticamente toda geração teve pelo menos um jogo de Gradius, até mesmo o PS2 teve Gradius 5, único em 3d da série. Mas uma coisa ficou clara: Gradius nunca mudou dos anos 80 pra cá, suas características principais sempre foram a alta dificuldade e ambientes espaciais psicóticos. E a “cara de velho” do jogo da geração PS1 pra frente acabou tornando-o uma série underground.

Referências a Antartic Adventure

Fãs do MSX vão ficar felizes com isso

Em Gradius Rebirth, a Konami procurou buscar em especial características da série que antes eram exclusivas dos jogos de MSX: cutscenes mostrando o porque daquelas batalhas espaciais e quem é o piloto por trás da nave. Nos jogos de Nes e arcades somos simplesmente jogados dentro de uma batalha, sem saber o sentido dela. É amigos é a volta do Dr. Venom!!! Saibam a nave Vic Viper é comandada por JAMES BURTON, e o cientista alienígena Dr. Venom está por trás da trama maléfica.

Iniciando o jogo você não vai encontrar grandes novidades, são 3 formações de tiros para selecionar, sendo a melhor formação a segunda que deixa a nave semelhante a de Life Force; lembrando que os inimigos vermelhos sempre deixam os intens de armas. As fases de deslocamento lateral parecem bem familiares a vários jogos da série, com algumas referências também a Salamander, e claro que não poderiam faltar a nave inimiga típica da fase 1 os canhões com cara de  esculturas MUAI.

A parte sonora parece um cruzamento do arcade (o que remete também ao Mega Drive) com MSX. As vozes digitalizadas de qualidade de rádio ainda estão lá para ficar com cara de jogo “de época”.

Já vi isso em algum lugar...

E esse maldito também

Fase meio Salamander

E completando a obra a dificuldade é a maior de todos os jogos da linha retro. Acreditem, se não estão acostumados com o estilo da série, coloquem a dificuldade no very easy e mesmo assim vocês irão apanhar feio.

É comparando jogos como este com títulos populares mais recentes tais como God of War ou versões recentes de Final Fantasy que vejo como os jogadores mais novos estão “sendo treinados” para serem fracos. O máximo que um jogo desses mais recente consegue ter, mesmo se jogando no HARD, é uma dificuldade mediana, de tantos itens, saves e outras facilidades que aparecem. Por eles eu só posso lamentar.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

12 12 2009
Cpt.Guapo

Mais uma vez o Wii (ô nome fresco!) arrebentando com esses “rebirths”…Ah se eu não tivesse com as vacas magrinhas…

15 12 2009
Eurritimia

Tenho certeza de que o Igor ia adorar esse jogo…

16 12 2009
Salamander2

venci ele faz tempos. tem que virar 3x pra ver o final definitivo.
a ultima fase da terceira rodada sem NOWAIT eh impossivel.

gostei pq o jogo tipo…. tem a “cara e focinho” dos de MSX…

clássico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: