FINAL – OS MELHORES DO ANO

31 12 2009

E o resultado das categorias do bloco anterior:

LIBERDADE DE EDIÇÃO

OURO: (DS)

PRATA: (Wii)

BRONZE: (Wii/DS)

ROTEIRO – Interessante aqui o mais dificil foi premiar a prata e o bronze. Porém o ouro é muito merecidamente de:

OURO: (DS)

PRATA: (PS3 / XBOX360)

BRONZE: (DS) 

OST (Trilha Sonora Original) – Assim como a categoria Arte, esta quase que não saía. Seria um empate técnico, mas como é preciso dar nomes aos bois, pesou o fato de que o compositor vencedor trabalhou brilhantemente em todas as áreas que atuou. Além do OST, o cara conceituou o jogo e fez a arte(também vencedora da categoria). O joystick de ouro ficou com:

OURO : (Wii)

PRATA: (XBOX360) (ODST)

BRONZE: (XBOX360 / PS3)

2008 EM 2009?!

Típico cricri pronto para o ataque

E antes de partir pros nomes mais importantes do ano apenas umpequeno esclarecimento para os mais cricris.  Esta “premiação” foi criado como um tipo de “oposição” a nomes que estão na mídia, especialmente no que se vê no mercado americano. Tá sentindo falta de um jogo que ganhou milhares de premios em certos eventos? Desculpa, não achamos que tal jogo mereça. Isso já havia sido deixado claro na primeira postagem sobre True Gamer Awards. Outra pergunta que me foi feita, sobre certos jogos lançados em 2008 estarem entre vencedores e indicados. Vamos dar um exemplo de uma premiação de verdade: Em 2004, durante o OSCAR, o filme brasileiro Cidade de Deus concorreu em 4 categorias. Como todos sabemos, o Oscar escolhe os melhores do ano anterior, e neste caso seria 2003. Porém o filme Cidade de Deus é de 2002. Porque ele estaria lá? Tudo devido a datas de lançamento diferentes em certas regiões.  Vocês podem achar o que quiser, mas é isso que está valendo aqui. Assim jogos como Avalon Code, World of Goo, e mais alguns outros que tiveram datas de lançamento variando entre 2008 e 2009 foram considerados, a exemplo disso, an passado quando fiz meus melhores de 2008 não estava incluso Goo. Aliás, jogos lançados da metade de Dezembro vão ser considerados automaticamente do ano consecutivo, como por exemplo Final Fantasy The Crystal Bearers, lançado semana passada nos Estados Unidos, se merecedor for, estará entre os melhores de 2010.

OS JOGOS DO ANO SÃO

Agora vamos a análise geral. Primeiro, ao contrário das outras categorias, esta de melhor do ano eu fiz sozinho: nas outras eu perguntava para algumas pessoas que conheço quais os melhores e fazia um balanço de tudo.  O porque desses jogos? Reflete o que foi esse ano:  muitos bons jogos de ação e puzzle, e jogos retro ganhando cada vez mais espaço. RPGS, apesar de bons nomes no mercado esse ano não brilharam como em anos anteriores.

Batman Arkham Asylum fez um jogo de marca licenciada conseguir brilhar novamente depois de tanto tempo, algo que chega ao nível de grandes sucessos como God of War, além de fazer uma ambientação mais próximas dos quadrinhos já criada.

New Super Mario Bros. – É a mistura de nostalgia com novidade, obviamente pesando mais a nostalgia. No geral é mais do mesmo, e estranhamente isso é o que torna ele tão legal. Como destaque também vale mencionar que conseguiram fazer um jogo com 2, 3 ou até 4 jogadores na tela, algo que foi pensado desde da época do Nes e só agora foi realizado.

Muramasa, the Demon Blade – Um grande jogo de ação em 2d hoje em dia é uma pérola. Os gráficos são simplesmente uma pintura, unindo a ação Samurai/Ninja com todo aquele ambiente artístico oriental, trazendo boas lembranças de Samurai Spirits(quando era bom) e Shinobi. Quero muito ver mais jogos com este.

Bayonetta é simplesmente O JOGO de ação. Criado pelos mesmos caras responsáveis pelo God Hand(PS2) e mais recente, Mad World(Wii), eles eram uma subsidiária da Capcom chamada Clover. A mesma Capcom estupidamente acabou com a Clover que foi refundada como Platinum Games e continua fazendo o mesmo trabalho de qualidade, mas agora pra Sega. Se God Hand era bom, Mad World foi ótimo e ainda no mesmo ano Bayonetta conseguiu ir mais além, graças ao trabalho de Hideki Kamiya(Resident Evil, Devil May Cry), o responsável pelos 3 jogos mencionados. Bayonetta segue a linha de jogos como Devil May Cry e Ninja Gaiden, pegou tudo que deu certo em jogos anteriores e melhorou,  corrigiu os erros e deixou a jogabilidade fluir de forma tão boa quanto num jogo 2d.

World of Goo – Se for pra destacar um jogo desses 6, seria World of Goo. É um jogo simples graficamente, mas com um trablho artístico tão bom que o gráfico simples acaba nem sendo notado. O maior mérito desse jogo foi unir um univers de fantasia infantil e sombrio ao mesmo tempo(lembrando grande Tim Burton), num jogo de Puzzle que usa a física de forma realista. E o destaque maior de tudo isso é esse cara:

Kyle Gabler

Ele simplesmente fez o conceito do jogo, a trilha sonora e a arte, tudo brilhantemente. Se for pra dizer qual o nome do ano eu digo Kyle Gabler, e spero muita coisa boa no futuro vindo dessa cara.

Então pessoal é isso.

Obrigado aos que acompanharam não só ao True Gamer, como também este humilde blog durante o ano. Espero por vocês neste ano que está para começar. Feliz ano novo e até mais!

Anúncios

Ações

Information

3 responses

31 12 2009
Raphael Belmont

Feliz Natal e próspero ano novo.

31 12 2009
Cosmão

Halo 3, como bem lembrado pelo Carreirão, é de 2007.
Where’s your god now ?

31 12 2009
9voltclub

Só faltou especificar que eu estou falando de Halo 3: ODST, que inclusive foi o vencedor do Videogame Awards 2009 na categoria Melhor Trilha Sonora Original.

Vamos crianças sem briguinhas tá, se vocês quiserem dizer que não gostamde um jogo digam nos seus blogs, que aqui não é espaço pra isso, os comentários relacionados a console wars e idiotices afins serão devidamente ignorados e levados para lixeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: