Level 5 – Uma das melhores produtoras de jogos atuais

19 01 2010

Não confundir com Factor 5.

Pra quem não conhece, Level 5 é uma empresa japonesa independente. Na época do PS2 eles produziram alguns ótimos jogos pra Sony, mas com o sucesso do Nintendo DS e o maior sucesso da Level 5 ter sido Professor Layton, eles acabaram por se aproximar mais do console da Nintendo.

Os sucessos no Play Station 2

Dark Cloud

O primeiro jogo da Level 5 a ganahr um bom destaque de vendas, crítica e público foi o RPG de ação Dark Cloud em 2000, que teve uma continuação ainda no PS2.

Manter bons gráficos e fidelidade as raízes - É o que todos deveriam fazer.

O maior símbolo da Enix, a série Dragon Quest, acabou ganhando sua primeira versão em 3d pelas mãos da Level 5, Dragon Quest 8 foi produzido em 2004 com a supervisão do time original, e diferente dos Final Fantasy em 3d, acabou sendo fiel a suas raízes, dando vida nova a série.

Mas o sucesso maior do PS2 foi Rogue Galaxy, um jogo que demorou um bocado pra sair do Japão, mas veio com extras exclusivos na versão ocidental. Rogue Galaxy é tudo que se espera de um bom RPG que não conseguimos encontrar em certos títulos ditos “pop”:  combinar bons gráficos e liberdade de exploração com um roteiro bem desenvolvido, personagens carismáticos e um sistema de batalhas que funciona.

Rogue Galaxy: Provavel melhor RPG para PS2

A partir daí a empresa deixava de ser uma pequena produtora. Mas eles ainda teriam muito mais pra oferecer.

Mais lucros com duas telas

Antes de partir para o NDS, eles fizeram um ótimo título pra PSP chamado Jeanne d’Arc, um RPG estilo táticas.

Jeanne d'Arc - Eles são bons de Tactics também

Partindo pro  NDS, eles queriam buscar novas fórmulas, mas sem esquecer dos RPGS é claro.

A idéia do primeiro Professor Layton partiu de tentar fazer um jogo que consiga unir diversão com educação. Alguns já conseguiram isso, mas nenhum conseguiu fazer disso um grande sucesso. Professor Layton é um jogo que tem um arte primorosa, animações comparáveis ao do  estúdio Ghibli do mestre Hayou Miyazaki(dispensa apresentações, quantas animações japonesas vocês acham que ganham um Oscar?!), e um roteiro tão bizarro quanto brilhante, que tem um dos finais mais surpreeendentes dos últimos tempos. Tudo isso pra um jogo de Puzzle com exercícios de raciocínio lógico.

Uma história pessoal minha interessante, quando eu estava jogando o primeiro Layton eu tinha acabado de entrar pra faculdade e logo no primeiro dia tivemos um exercício idêntico ao que tinha resolvido no Layton.

Meu professor fez isso no primeiro dia da faculdade

No próximo semestre vou ter uma cadeira exclusiva pra raciocínio, imagina por onde eu posso estudar. Também usei Layton quando estudava pra um concurso público em que havia questões de raciocínio lógico.

Hoje já são 4 jogos de Layton no Japão e 2 nos Estados Unidos, a versão americana do terceiro já está encomendade para este ano.

Depois a parceira com Square Enix voltou e a Level 5 produziu aquele que foi o jogo mais vendido do ano passado – Dragon Quest 9, para NDS. Versão americana para este ano com o subtítulo Protectors of the Sky.

Também a cerca de um ano a própria Level 5 fez um evento pra promover seus sucessos e pelo fato do seu maior sucesso ter vindo com o DS, mais de 8 jogos foram anunciados para o console, mas devo destacar 3 :

* Another World – O estúdio Ghibli gostou tanto de Layton que fez uma parceria para um novo jogo com a Level 5. Pela primeira vez veremos um jogo de RPG animado pelo estúdio de Miyazaki.

Um jogo pelo estúdio de Hayou Miyazaki

* Fantasy Life – Um título que originalmente era planejado para Xbox. Fantasy Life  terá músicas de Nobuo Uematsu de Final Fantasy.

* Inazuma Eleven- Um dos jogos mais vendidos também em 2009.  Algo improvável que deu certo – RPG de futebol (?!?!?). Versão americana já encomendada.

Professor Layton da telinha pra telona

Querem mais? Professor Layton também foi transformado numa animação de longa metragem. Quem poderia imaginar que um puzzle poderia ser levado aos cinemas? Deixo vocês com o trailer do filme de Professor Layton.

Anúncios

Ações

Information

One response

19 01 2010
André Breder

Meu contato com o trabalho da Level 5 foi mediante os games Dragon Quest VIII e Rogue Galaxy (que inclusive estou jogando atualmente pela segunda vez), que são dois games que curto muito! Vida longa a Level 5!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: