Barbie (NES) – É até jogável…

16 02 2010

Título: Barbie
Sistema: Nes
Produção de 1991,
by Hi Tech Expression / Imagineering Inc / Mattel

Antes das produções mencionadas anteriormente, um joguinho de plataformas tinha aparecido cerca de dois anos antes no Nes.

Vejamos, a idéia do jogo era trazer mais garotas pro mundo dos jogos, e aí que está a grande jogo falha do jogo.
Considerando que existem dois tipos de garotas que venham a se interessar por jogos – As totalmente femininas, cheias de “cor de rosa”, que procuram por bichinhos bonitinhos e coisas coloridas; e aquelas que ignoram o esteriótipo delicado feminino e acabam se interessando por guerras, esportes sujos como futebol e heróis mais agressivos. Não necessariamente que o segundo grupo sejam de lésbicas, muito pelo contrário, elas apenas não seguem as “regras” da sociedade.

Considerando isso, esse segundo grupo mencionado provavelmente passaria batido desse jogo. Vamos então ver se o jogo consegue agradar as mais femininas.

O estilo do jogo é plataforma. A trama é completamente previsível, a Barbie vai dormir pensando no dia cheio que terá no outro dia. Então você passa a ter sonhos bizarros sobre o que ela está pensando.

Que bonito… Mas o que interessa mesmo:

Graficamente o jogo acerta, são bons gráficos pro console, o sprite da Barbie tem bons quadros de animação e é grande, além de mudar de visual de acordo com o ambiente. Os cenários apesar de bem variados tem muito rosa, mas isso era esperado de um jogo da Barbie.

Nos controles surgem os primeiros problemas, a boneca é lenta e não faz muita coisa além de andar e pular(baixo). Não tente desviar abaixando pois ela não consegue. Para se defender ela usa cristais um pouco difíceis de controlar: deve-se segurar o botão para definir a altura que  ele voa e quando soltar ele vai caindo lentamente. Há três opções de cristais(use select para mudar), mas eu não consegui descobrir pra que servem os que ficam marcados por um laço e por um coração. Usando o marcado pelo próprio cristal é possível atirar em alguns inimigos e chamar ajuda de animais que estejam pelo cenário como os tucanos que viram plataformas, os gatos que pegam itens ou atacam inimigos e cachorros que fazem o mesmo.

Mandando o cristal pro gatinho ele fecha a gaveta que te ataca

A trilha sonora começa aturável, mas fica chata com o tempo pela pouca variação musical. Já nos efeitos sonoros, alguns vão lembrar dos jogos dos Simpsons de Nes.

Nos inimigos percebemos que carecem de ccriatividade, em sua grande maioria são objetos que atacam, até água ataca a Barbie. Diferente do sprite dela, os inimigos são pequenos e com pouca animação. O problema é que devido a lerdesa da Barbie, eles podem acabar sendo chatos.

É aí que entramos no quesito que pode ser o grande responsável pela não popularização do jogo entre as meninas do “cor de rosa”, o jogo tem um desafio grande, bem típico de um jogo de 8 bits. Não há vidas, quando a barra de “ZZZZ” acabar é Game Over, e são apenas 3 continues.

Aí que questiono a falta de raciocínio dos produtores: É um jogo da Barbie; Quantos marmanjos que jogam jogos como Ninja Gaiden e Castlevania vão se interessar em debulhar um jogo tão rosa quanto esse? Quase nenhum. Se eles queriam trazer as meninas que brincam com a boneca e que não se interessavam em jogar videogames, porque colocar um desafio tão alto no jogo. Elas não estão acostumadas com joysticks, então depois de dois ou três Game Overs na fase 1 ou 2 com certeza elas iriam esquecer do jogo.

Atacada por fornos de pizza. Feche os fornos com seus cristais e suba nas caixas se necessário

Essa fase da sereia é o cão

É simples assim. Não sei dizer exatamente se esse jogo foi um EPIC FAIL em vendas ou não, mas lembro de uma VIDEOGAME fazendo um detonado dele. Apesar de ser um jogo altamente mulherzinha e sem graça, aqueles que querem tentar um desafio podem até arriscar. Diria que é o único jogo da Barbie que dá pra tentar terminar.

Anúncios

Ações

Information

6 responses

16 02 2010
César

Bem, uma hora tinham que acertar a mão, não é? 😛

16 02 2010
9voltclub

Acerto não é bem a palavra que eu usaria

16 02 2010
Cosmão

Tenho uma revista VIDEOGAME com um detonado desse jogo, parece bacana mesmo, vou atrás para experimentar!

16 02 2010
Cyber Woo

Já joguei ele, mas não consegui ir adiante, colorido demais!!ahahahahah!!!
Apesar de realmente não ser de todo ruim se comparado aos demais titulos dessa buneca.

9volt club? tu gostaria de participar do MEME Pecados Gamisticos?
Não sei se foi convidado, mas de qualquer forma ta ai o convite 😉

Grande abraço
se cuida 🙂

17 02 2010
9voltclub

Os pecados de vcs são tão grandes que eu já vi que sou um semi-deus

11 10 2010
HAHAHA

ESSA MERDA SÓ ME INTERESA PARA COLEÇAO ( CARTUCHO DE SNES )..É JOGO DE FRUTINHA. MEU VIZINHO TINHA E TODO MUNDO ENRABAVA ELE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: