10 motivos para se ter um Super Nes

12 08 2009

Assim como nos motivos do NES, não foi fácil mencionar as 10 series/jogos sem injustiçar algum jogo legal. Quem quiser lembrar algum que não apareceu no TOP, mande nos comentários. ^_^

Uma das grandes diferenças do Snes para o Nes é que aqui se destacaram mais RPGs e esportes ao invés de ser uma geração marcada por jogos de plataforma. Um exemplo disso é que na geração do NES coloquei Super Mario Bros 3 no topo do Nes e aqui o World aparece na décima posição:

10 – Super Mario World:

10 Super Mario World

Seguindo os moldes do grande sucesso anterior, Mario World já era sucesso antes mesmo de seu lançamento. Uma das novidades em Mario World é que os segredos que se destacavam eram de fases escondidas enquanto Mario 3 era um jogo com passagens secretas por todos os lados. O famoso personagem Yoshi também estreiou aqui, e servia como montaria que devorava inimigos. Só faltou uma variação maior nos temas dos mundos e mais roupas especiais (só a flor e a pena aqui).

09 – Super Metroid:

09 Metroid_3

Metroid criou um setilo de jogo que seria bastante copiado num futuro, é um jogo muito a frente de seu tempo. Esta é a terceira aventura de Samus e continua exatamente onde parou a segunda(para Game Boy). Além da melhoria na jogabilidade em relação aos 2 anteriores, o clima sombrio do jogo, e a adição de um mapa completo de toda a região fizeram desse um grande hit do Super Nes.

08 – Megaman:

08 Mega Man X

A serie tradicional continuou, com Megaman 7, uma boa melhora em relação aos dois últimos do Nes, 5 e 6. Mas nos 16 bits o que realmente se destacou foi a nova série, Megaman X, erronemente confundida por alguns como Megaman 10. AO invés dos personagens bonitinhos da serie clássica, X trazia um clima mais sombrio, neo apocalíptico, sem personagens engraçados. Foram 3 episódios, mas o primeiro ainda se destaca como o melhor da série X(sem falar na trilha sonora) que chegou a tre 8 episódios e um RPG.

07 – The Legend of Zelda:

07 Zelda - Link to Past

Apenas um jogo de Zelda no Super Nintendo, mas ainda o melhor em 2d, quiçá o melhor da série. Depois das reclamações em relação ao segundo jogo(nes), este terceiro trazia de volta e reformulava para muito melhor o estilo do primeiro. 2 mundos a se explorar, uma trilha sonora memorável, segredos por todos os lados.

06 – Super Mario RPG:

06 Super Mario rpg

Mario RPG apareceu em 1996, quando começava a fase de despedida do Snes. Maravilhados com o sucesso de jogos como Secret of Mana, Final Fantasy e Chrono Trigger, a Nintendo chama a Square Soft para fazer do seu mascote um herói de uma aventura épica; e assim foi, Mario forma o grupo de heróis mais esquisito de todos os tempos estrelado por Mario, Peach, o girino(?) Mallow, o fantoche phoda Geno e o Rei Koopa (!!!), todos contra um velho monstruoso chamado Smith, que além de dominar o Reino dos Cogumelos pretende destruir a Star Road e impedir os sonhos de todos os seres se realizem. Os gráficos eram no mesmo estilo dos jogos de Donkey Kong, que foram um grande destaque para RPGS que não costumavam chamar tanta atenção graficamente na época. Na trilha sonora nomes como Koji Kondo e Nobuo Uematsu se destacavam.

05 – Seiken Densetsu (Secret of Mana):

05 - Seiken Densetsu2

Os 2 melhores jogos desta série nascida no Game Boy estão no Super Nes. Secret of Mana trouxe elementos de RPGs de livro para os RPGs de ação, já que Zelda não trazia elementos como Level UP, armas e armaduras variadas. Já no Seiken Densetsu 3 a novidade era o roteiro “configurável”, dentre 6 personagens, 3 homens e 3 garotas, cada um com um estilo de luta diferente, sendo possível indicar quem seria o principal e seus 2 coadjuvantes. Os jogos que se sucederam para Play Station 1 e 2 e Nintendo DS nem se comparam ao brilhantismo destes 2.

04 – Castlevania:

04 Castlevania 4

Dois episódios no Super Nes, Castlevania 4 e Dracula X. Dracula X é um jogo lamentável, que deve ser ignorado, é uma versão bastante piorada do brilhante Rondo of Blood(PCE). Já Castlevania 4 é um dos melhores episódios da série que também trás uma das melhores trilhas sonoras. O jogo era apenas uma nova versão para a aventura de Simon Belmont(do jogo original). Com belos cenários e uma grande melhoria na jogabilidade, o jogo também destacava efeitos “novos” do Snes como MODE 7 e ZOOM que eram grandes destaques do marketing do console. Ficou faltando a variedade de caminhos, personagens e alguns diálogos como no jogo anterior de Nes.

03 – Donkey Kong Country:

03 Donkey Kong Country

A maior revolução gráfica 2d foi feita com a ressureição do personagem Donkey Kong, que não aparecia desde de 1984, sem contar uma participação em Super Mario Kart, também no Snes (1992). Aqui o personagem foi reformulado, virando um herói de jogo de plataforma. A missão é apenas derrotar uma gangue de jacarés piratas que roubaram as bananas do Donkey. Ao seu lado estão Diddy Kong(um tipo de Tails) e vários animais amigos como Rambi o rinoceronte e Enguarde o peixe espada. Ganhou duas seqüências, sendo que considero o segundo o melhor dos 3, tanto na variação de cenários como a épica trilha sonora. O segundo tem como estrela o Diddy e sua Namorada Dixie com seu cabelo planador que ajuda mais do que qualquer personagem do jogo. O terceiro serve de complemento e a estrela passa a ser Dixie e o bebezão Kiddy.

02 – Final Fantasy:

02 Final Fantasy VI

Um dos primeiros RPGs, nascido em 1987 no Nes, teve seu destaque no 8 bits, mas a partir dos 16 bits ganhou roteiros cinematográficos. Os 3 jogos são memoráveis, Final Fantasy 5 é ótimo, tem personagens inesquecíveis como a maravilhosa Faris, mas FF5 não é páreo para 4 e especialmente 6. $ surgiu em 91 e trás um dos roteiros mais cheios de reviravoltas da historia dos RPGs, com um personagem principal único na série(Cecil). Outro destaque é Rydia, a summoner inicia o jogo criança, saia do grupo e devido ao poder do mundo das invocações voltava ao grupo como uma linda mulher. Já Final Fantasy 6 era um universo diferente para série que misturava um mundo futurista com medieval. O grande diferencial do roteiro de FF6 era que todos os 14 personagens, o maior número de personagens jogáveis que a série já apresentou, apesar de ser Terra a protagonista(outra novidade), em algum momento todo o resto do elenco tem seu momento de principal com um roteiro próprio definido. E em todos os 3 episódios temos Nobuo Uematsu na trilha sonora, e mais uma vez FF6 se destaca nesse aspecto, além de mais e melhores músicas, trouxe novidades como uma ópera completa e até uma musiquinha eletrônica.

01 – Chrono’s Trigger:

01 Chrono trigger_00000

Não há questionamentos de ninguém em relação a este. Sem apelos pop no roteiro como certos RPGs da geração Play Station, Chrono juntou um time que além dos grandes nomes envolvidos com Final Fantasy e Dragon QUest, teve também a participação do famoso desenhista Akira Toriyama no character desing. O roteiro sobre viagem no tempo, com o dferencial que se passa dentro de um novo universo de fantasia, já que o tema de viagem no tempo anteriormente só era explorado dentro do universo “real”. Não há aspecto onde não se destaque gráficos que lembram anime, músicas que levaram as “mids” do Snes a um nível de orquestra e uma grande variação de temas e personagens durante a trama principal. Foi relançado em outros consoles com cenas de anime que se encaixam perfeitamente no roteiro do jogo.

snes mencionados

Anúncios

Ações

Information

11 responses

12 08 2009
lockeslay

haha, biker mice from mars, sunset riders, mario kart, adoro…top gear? aquilo ali eh demons crest?

po, esse post ficou no esquema cara, achei a seleção bem justa…

chrono trigger é realmente o motivo numero 1 pra se ter um SNES… eu diria q..
rock n’ roll racing fez falta aí mas nao sei dizer se ele era original de mega drive então…. eh isso…

12 08 2009
César

Meu Deus! Nem posso discordar da lista. O Super Nintendo em si foi destruidor!
Só Metroid que não gostei, mas… Aí é mais lado pessoal mesmo, não tenho críticas quanto ao jogo em si. (Até tenho Metroid Prime)

ESSE CHRONO TRIGGER É DEMAIS!

12 08 2009
Sir Kao

Muito boa a seleção, foi justa, pois como mencionado, a ênfase do SNES sempre foram os RPGs, diferente do seu maior concorrente, o Mega Drive.

Claro que alguns jogos que só saíram no Super Famicom poderiam estar nesta lista, como Dragon Quest, Romancing Saga, Rudra no Hihou, Star Ocean, Tales of Phantasia… só para citar alguns.

12 08 2009
Raphael Belmont

Chrono´s Trigger é meu ovo, escreve o nome do jogo direito! xD

Esse TOP 10 SNES ficou mto bom, concordei com tudo. Qual será o próximo?

12 08 2009
Justo

O que não apareceu no top:

Blackthorne;
Chopflitter III;
F-ZERO;
Internacional Super Soccer Deluxe;
Killer Instinct;
Marvel Super Heroes: War of the Gems;
Triologia do Star Wars;
Tartarugas Ninjas;
Terranigma;
The King of Dragons;
X-Men Mutant Apocalypse.

13 08 2009
Camila Schafer

Bah, eu não preciso de nenhum motivo para ter um SNES!! Simplesmente o melhor console de todos!

18 08 2009
9voltclub

Camila eu não estou conseguindo postar no seu blog, não sei porque…

15 08 2009
Tales

Bom, cada um faz sua lista, mas eu acho que F-Zero, Street Fighter e Starfox deveriam estar aí tb.

Isso sim era o que movimentava as locadoras, na epoca aurea do Snes, e não RPGs.

E, Lockeslay, Rock ‘n Roll Racing saiu primeiro pra SNes. Depois é que saiu aquela versão porca do Mega…

15 08 2009
9voltclub

Desculpa Tales, mas esse blog é sobre minhas opniões pessoais.

F-zero e Star Fox joguei muito pouco mas sei o mérito deles.

Street Fighter tentei colocar, mas pensei nos outros e pesaram mais. Além disso o Street Fighter nos arcades era melhor.

Mencionaram Blackthorne; Chopflitter III; Killer Instinct;Triologia do Star Wars; Terranigma;Tartarugas Ninjas;X-Men Mutant Apocalypse…

Como eu disse aqui e no meu top do nes, não foi fácil mencionar series/jogos sem injustiçar algum jogo legal.

Quanto aos jogos Internacional Super Soccer Deluxe; Marvel Super Heroes: War of the Gems; não gosto deles.

22 09 2009
Alex

Qual é aquele 1º jogo na lista dos mencionados ?

23 09 2009
9voltclub

Actriser 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: