New Super Mario Bros. Wii – Raízes do jogo de plataforma.

14 12 2009

Título: New Super Mario Bros. Wii
Sistema: Nintendo Wii
Em: 2009
by Nintendo

3 anos depois de ter emplacado uma aventura do Mario em 2d e oura em 3d, a Nintendo finalmente tem duas séries perfeitas do bigode no mercado, o já conhecido e ressucitado Mario Bros., e Mario Galaxy, um 3d que realmente funciona.  Claro que eles não são burros nem nada – Conseguiram este feito, e agora as duas séries vão conviver em harmonia, cada uma no seu estilo.

E se você achava que New Super Mario Bros. no DS era Mario de raíz, é porque ainda não jogou esta nova versão. Aqui foram ainda mais além buscando muita coisa de Super Mario Bros. 3, Super Mario World, e até um pouco de Super Mario Bros. 2,  mas mantendo o espírito de Super Marios Bros. 1 em alta. Ainda bem que o jogo oferece milhares de vidas para coletar, e quick save no mapa, caso contrário a dificuldade seria muito alta, pois os desafios das fases estão do mesmo nível do Super Mario Bros. original.

Quanto ao Storyline, deixe-me dar um ctrl C ctrl V na versão do DS.

“O roteiro como sempre não interessa muito, pois todo mundo já sabe que o Rei Koopa, conhecido por Bowser nos Estados Unidos, que insiste aterrorizar o Mushroom World e em manter a princesa Peach como refém. Então os dois irmãos Mario e Luigi, dois encanadores italianos que moram no Brocklin e acabaram sendo transportados para este outro mundo, devem partir para o resgate.”

A diferença é que dessa vez Bowser trouxe todos os Koopalings de volta e a eles atacaram durante o aniversário da Princesa. Sim, todos estão lá, são eles Larry(que na época do MArio 3 eu chamava de “Índio”), Morton, Wendy, Iggy, Roy, Lemmy, Ludvig e o novato Bowser Jr. Todos eles mantém a essência clássica de Mario 3, com Wendy atirando argolas por exemplo e Lemmy brincando com bolas do Quico, e cada um em seu mundo temático, quase todos inspirados pelo Mario 3.

De Super Mario World, estão de volta, as Ghost Houses, os Switch Palaces(com menor importância aqui), e o bom e velho Yoshi, com direito a aquela batucada quando se está montado nele. Abaixo a foto mostra a comida favorita do dino, Pokeys.

Logo no início do jogo, você perceberá que as músicas são as mesmas do DS re-arranjadas, mas o passar das fases, e a variação do ambiente, irão aparecendo músicas inéditas, todas muito legais, seguindo bem o estilo já conhecido dos jogos de Mario.

Vale destacar também itens de poderes do encanador : Os já conhecidos são o cogumelo, flor de fogo, estrela, POW (de Super Mario 2) e o mini-cogumelo(da versão de DS). Os novos são a flor de gelo(importada de Mario Galaxy), que tem um alcance menor que a de fogo, porém é capax de derrotar inimigos antes impossíveis como a caveira Dry Bones e até apagar as bolas de fogo; O chapéu hélice (estilo Sérgio Malandro) é um item para “voar”, que na verdade é um salto gigante com direito a planar; e por fim o Pinguim, que além de dar o mesmo poder da flor de gelo,  faz você escorregar deitado, que causa um efeito semelhante ao casco azul do New Super Mario Bros de DS, e ainda faz com que o Mario nade facilmente, como o sapo do Mario 3.

Há ainda influências diretas do Donkey Kong Country, Mario pode encontrar um barril e atirar contra inimigos, e ainda há um mundo secreto que as fases vão sendo reveladas de acordo com as moedas gigantes que você junta (Lembram de Donkey Kong Country 2).

Só por tudo isso que falei acima seria um bom motivo para colocar New Super Mario Bros. Wii como jogo do ano e um dos vários motivos pra se ter o console. Mas há ainda algo surpreendente, algo que muitos fãs(como eu) da era 8bits queriam e não conseguiam imaginar como. Pois bem, o Mario, na sua essência original, agora pode ser jogado por 2, 3 ou até 4 players na tela. Lembram que antigamente era bem melhor jogar Contra, Double Dragon ou TMNT de 2 players porque iriam dois jogadores juntos na tela. Pois é, eles conseguiram alicar esta fórmula no Super Mario Bros. e em dose quadrupla.  A solução foi usar e abusar de zoom, assim os jogadores podem todos verem uns aos outros. Em partes mais esburacas, você me pergunta, como faz? Para não ficar muito confuso nesses momentos, um jogador pode carregar o outro,  como se fosse um item em Super Mario Bros. 2.

3 ou 4 players, Mario e Luigi são auxiliados por "TOADS" guardas da princesa

Além da aventura principal, há 2 modos de batalha diferentes, ou seja, escolha qual seu estilo de diversão e parta para o resgate da princesa, mesmo sendo o final fácil de deduzir, New Super Mario Bros. é uma fórmula que pode ser reaproveitada bilhões de vezes e sempre vai render, e muito.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

14 12 2009
Cosmão

Jogo do ano, sem sombra de dúvidas, dá água na boca de ver essas telinhas, preciso de um Wii, nem que seja só pra jogar isso.

Agora, vamos à parte ruim: MUITO provavelmente, só veremos outro jogo dessa série no próximo console da Nintendo……..é isso que não gosto na Nintendo, ela lança seus principais jogos com intervalos maçicos de até ANOS entre um e outro….

Estou no aguardo de um Kirby no mesmo estilo.

15 12 2009
9voltclub

bem tem mario galaxy por vir aí, em 2010

14 12 2009
André Breder

Gostei muito do New Super Mario Bros do DS, e essa versão do Wii está claramente ainda melhor! É muito legal ver que a Nintendo sempre gosta de fazer uma homenagem aos games do seu passado… esse New Super Mario Bros Wii é pra infartar qualquer retrogamer fã do encanador italiano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: