Megaman – A matrix de toda essa exploração de series…

4 04 2009

Título: Rockman
Adaptado como: Megaman
Produção da Capcom
Para: Nes
Em: 1987
Relançado: PSone(Complete Works); PS2, Xbox, Game Cube(Anniversary Collection)
Remakes: Mega Drive(Willy Wars), PSP(Powered Up)

Antes de começar vejamos a caixa de Megaman 1 no japão:

boxart-mm1-jp

Agora olha o que os americanos retardados fizeram… Assustador:

boxart-mm1-us

Os Europeus não foram tão idiotas, mas fizeram algo no mesmo esquema, observe a trsiteza do velho Willy… STATE OF THE ART:

boxart-mm1-eu

Pra completar a caixa do relançamento no PS1:

575618_15066_front

Voltemos a resenha:mega-man-u-0

Nas resenhas dos jogos do Megaman irei sempre eleger o Loser da vez(o chefe mais fácil ou idiota), e o Chato da vez(o chefe que pode te dar algum trabalho) para Megaman 1 elejo:
Loser da vez: Cutman
Chato da vez: Elecman (com a arma do cutman você passa por ele, mas tente combatê-lo com a arma normal, talvez seja mais dificil até que o Yellow Devil)

Criado por Keiji Inafune , Rockman, que quase se chamou Might Kid ou Knuckle Kid, que segundo ele mesmo queria fazer um personagem que lembrasse sua infância… Ou seja ele chupinhou o Astroboy. Nascia assim o Bombador Azul (como os americanos gostam de chamar o Megaman)… No roteiro do jogo de estreia dois cientistas que trabalhavam juntos na criação de andróides, Dr. Thomas Direito(Right na versão japonesa) ou Thomas Luz(Light na versão americana) e Dr. Albert Willy(personagem inspirado por Albert Einstein), desenvolvem juntos um novo projeto de robôs muito semelhante a raça humana. Light então cria 6 robôs para ajudar os homens em trabalhos mais dificeis e arriscados, e cria mais dois para serem seus companheiros, a robô de serviços de casa Roll e Rock para assistência em seu laboratório. Willy, com sede de poder pela nova tecnologia tenta convencer Light que devem usar o poder para criar uma nova ordem mundial, o que o Dr. bonzinho prontamente rejeita e condena Willy por tratar seus filhinhos como simples máquinas. Revoltado o velho Willy consegue mudar os programas dos 6 robôs trabalhadores de Light e passa a controlá-los para causar Caos pelo mundo. Rock, criado com um grande senso de justiça então se oferece para ser convertido no robô de combate Megaman.

A versão inicial: Megaman surgiu depois de dois grandes sucessos no estilo plataforma, Super Mario Bros. e Castlevania, e trouxe boas inovações pro estilo. A grande novidade foi a possibilidade da liberdade de escolha por onde começar. Pela 1ª. vez os jogadores não seguiam uma ordem de fases linear. Outro destaque foi a possibilidade de roubar as armas dos chefes derrotados. Seu pequeno androide no inicio tem apenas o tradicional pulinho(não serve de arma) e sua arma de tiros de protons infinita. Nada de Dash ou tiro carregado aqui. Os itens eram bolinhas de pontuiação(o único jogo da série com placar de pontos!), recarregadores de HP e de Armas, vidas e um item secreto. Nada de tanques de energia extra. As musiquinhas tambem são bem legais, mas não tanto com odas versões posteriores. Mas o que a maioria dos jogadores fala(especialmente os que não conheceram na época) é da dificuldade desse jogo. Ele conta com continues infinitos, mas não tem passwords ou save. Há algumas partes realmente dificeis, porém não chega a ser hardcore como Castlevania1. Hoje, ao invés de fazer apenasuma resenha vou mostrar que MEgaman não é nenhum bicho de 7 cabeças, e aqui vai um pequeno denotado feito por mim:

Aqui estão os chefinhos para você detonar:

rockman-j-1

Claro você pode começar por onde quiser, se quiser aumentar mais seu desafio e enfrentar certos chefes sem usar o ponto fraco deles. Mas muitos jogadores iniciam escolhendo o CUTMAN por ser uma fase fácil com chefe mongo. Porém iniciando por ele, você vai ser obrigado a passar duas vezes a fase do Elecman para ter a arma secreta. Seguindo a ordem que eu costumo usar você passa uma vez por cada fase para não perder tempo a toa:

BOMB MAN – Essa fase eu diria que é a mais bizarra já feita pra essa serie, eu sinceramente não entendo o ambiente dela. Umas árvores de metal e… ham?! Esquece. Pra começar vou falar aqui de dois inimigos que são constantes em algumas fases desse jogo pra não precisar falar de novo lá na frente, observem as fotos.

rockman-j-2

rockman-j-2b

Os canhões com escudo e as balas chupinhadas do Mario. Os canhões tiram menos HP , mas eu diria que são mais chatos porque sempre estão presentes em grupos. Atente que eles sempre miram o tiro em você. Faça com que atirem em uma direção e depois mude para outra para desviar do tiro, ou simplemente atire nos canhões antes que eles atirem primeiro. Já as balas devem ser destruídas mantendo uma certa distância. Se ver que não vai conseguir destruir ou desviar, é melhor encostar na bala do que na explosão que tira muito da sua vida.

rockman-j-2c

Em Megaman1, esse inimigo chamado Sniper Joe só está nesta fase, mas em jogos posteriores ele aparece bem mais. Atire quando ele pular ou sincronize bem seu pulo pra atirar e pular quando ele atacar.

rockman-j-2d

BOMB MAN é um chefe dos mais mongos também, não tanto quanto o CUT, mas nenhum trabalho aqui. Atire e pule pra trás para desviar da explosão das bombas. Com poucos tiros ele vai cair, e você ganha as bombas.
GUTS MAN – De cara temos a estreia e única fase do jogo onde se encontram os METARUS, também chamados de HARD HAT. Mas essa fase na pedreira pode ser uma pedreira(HAHA Arguinhos!). É uma das fases temidas logo pelo seu início onde há um gigantesco precipício com plataformas que se mechem muito rápido e de repente te derrubam. Pode demorar um pouco pra você se acostumar, mas felizmente é o inicio da fase o que fica mais fácil pra pegar o jeito, nada que alguns GAME OVERS não deêm jeito. O segredo está em desviar toda sua atenção para a parte quadrada da platarforma, observe nas fotos:

 rockman-j-4

rockman-j-4a

Quando ela passar pela parte fina do fio é porque vai se virar e você precisa dar um pulo certeiro ou para próxima plataforma ou pular e cair na hora certa na mesma plataforma. Quando se pega o jeito, você vai passar até brincando daqui. Na sequência os pequenos helicopteros devem ser atingidos com um pulo seguido de tiro, quando descem pra te atacar. Agora observe este inimigo:

rockman-j-5

Quem jogou MegamanX deve ter visto um primo dele na fase do Flame Mammoth. Detone ele rapido senão a chuva de martelos via te incomodar. Lembre-se que ele tem um escudo também. Ao final dessa fase você vai tomar com o primeiro Big Eye. É um inimigo grande que é uma constante nesse jogo e ele costuma roubar muita energia se te atingir. Esse primeiro pode ser derrotado se você for rápido no tiro. Caso contrário passe por baixo durante o pulo alto dele.

rockman-j-7

Chegando ao Guts Man não será nenhum grande trabalho derrotá-lo. Ataque sempre de longe. As vezes ele resolve andar pra cima de você, caso aconteça, pule por cima dele e vá para o outro lado, sempre mantendo a distância. Sincronize seu pulo com os dele, pois se ele tocar no chão enquanto seus pés estiverem nele, você ficará paralizado. Os tiros de GUTS são pedras, que são facilmente puladas(a não ser que ele te paralize). 3 bombas derrotam o grandalhão, mas se quiser deixar um pouco mais emocionante pode usar a arma normal que dá pra levar numa boa.

CUTMAN – Essa fase é muito fácil, nenhuma novidade aqui em relação as duas anteriores. Vamos direto pro chefe…

rockman-j-8
CUTMAN só anda, pula e joga seu lento bumerangue tesoura. A arma do GUTS MAN não é grande coisa porque ela serve pra tirar alguns raros pedaços do cenários que estão soltos. Há dois no cenário do CUTMAN e se acertar nele vai derrotá-lo com apenas 2 tiros, mas se for preciso usar a arma normal vai ser uma batalha tão fácil quanto. Pelo menos a arma da tesoura é bem melhor na sua mão do que na cabeça dele.

ELEC MAN – Voltando ao padrão de dificuldade normal, a 1ª coisa chata que vais encontrar é a rajada elétrica que deve ser passada com cautela. Quando chegar numa escada muito grande…

rockman-j-13

Virão por cima e por baixo do cenário uns olhos que soltam raios. Destrua os que vem por cima antes que eles atirem, e fuja dos que vem por baixo.

rockman-j-14

Na seqüência, a 1ª aparição das plataformas que aparecem e desaparcem que eu apelidei de plataforma PAM(deviado ao som que fazem) P.A.M. – Plataforma Anti Megaman. Felizmente na fase do Elecman elas não vão dar trabalho a não ser que seu equilíbrio no joystick seja muito ruim.

rockman-j-15

Nesse ponto use a arma do GUTS pra tirar as partes do cenários e pegar a arma secreta que na verdade não é uma arma, é um raio magnético que criar plataforma temporárias, e vai ajudar muito durante o resto do jogo. Nessa fase mesmo por exemplo é possível evitar um confronto dos mais chatos com um Big Eye, dessa forma:

rockman-j-16

E subindo mais um escadão desviando das rajadas elétricas, que não é dificil, apenas o jogo tenta fazer você ficar nervoso e com pressa de passar. No topo está a sala do Elec Man, o chefe mais forte e rápido.

rockman-j-17

Aqui o esquema é o seguinte, você estando com sua barra de vida cheia, ele te detona com 3 golpes, ou seja, com a arma normal você não tem chance contra ele a não ser que sejas um jogador gênio. Com a tesoura são apenas 3 golpes, mas lembre, ele tem a mesma força pra acabar com você. Desvie dos tiros ficando na plataforma de cima e tente acertar os 3 tiros o quanto antes. Vencendo você ganha a melhor arma do jogo e eu diria a melhor arma de toda a serie classica. O raio do Elec Man além de demorar muito a acabar vai para cima, pra frente e pra baixo com um só tiro.

ICE MAN – A praia congelada. Essa fase seria a mais dificil, se você não tivesse pego a arma secreta. Agora sim temos uma parte de plataformas PAM realmente chata. Ao entrar no primeiro buraco vem uma seqüência.

rockman-j-17a

Aconselho destruir o inimigo rastejante com a tesoura ou a arma do Elec Man, para caso você caia ele não tirar HP. Não use a arma “M” aqui pois o pior está por vir. Passe esta parte decorando a seqüência. Na segunda seqüência é aconselhável usar o “M”. Se souber economizar dá pra passar com apenas 2 tiros. Agora sim vem a pior parte: Mais um precipício gigantesco e as plataformas são inimigos que atiram o tempo inteiro. Mais na frente ainda passarão a vir também os pinguins do inicio desta fase. Nem pense duas vezes, vá o tempo inteiro com o “M”.

rockman-j-18

Felizmente a um carregador de arma no meio do caminho. Chegando ao final, se sobrar um pouco da “M”, use pra passar por cima do Big Eye e logo após entre na sessão do chefe já equipado com a arma do Elec Man pra destruir pinguins mais facilmente.

rockman-j-19

ICE MAN é derrotado até com uma mão amarrrada nas costas, bastam 3 tiros do Elec Man, só cuidado que o tiro de gelo dele tira tanto HP quanto o Elec Man tira de você, felizmente aqui é mais fácil atingir o chefe e desviar do tiro dele.

FIRE MAN – Uma fase um pouco mais fácil agora.

rockman-j-20

rockman-j-21

As chamas dos lança-chams gigantes aqui podem ser congeladas(?!?!?!) e servem de plataforma.

rockman-j-24

FIREMAN tem tiros rápidos e dificeis de desviar. Use a arma do iceman atirando o máximo que puder. Se seu HP estiver muito não precisa se preocupar em desviar pois ele vai morrer primeiro.

rockman-j-25

Rumo a base do Willy, olha quanto vale a cabeça do véi! Essa fase se divide em 4 partes:

WILLY 1 – A Capcom foi sacana e jogou a fase mais dificil logo de cara. Todo cuidado é pouco durante toda essa fase.

rockman-j-26

A 1ª parte vem nada menos que 3 BIG EYES em sequência, que não vale a pena você tentar destruir pois é muito arriscado e nem usar o “M”, pois depois vai ser necessário. O jeito é passar por baixo no momento certo. Na próxima parte observe o ponto e o momento certo de congelar o fogo pra não disperdiçar HP a toa.

rockman-j-27

O espinheiro é similar ao precipício do ICE MAN, Use o “M” como sempre.

rockman-j-28

Vai ser preciso usar o “M” obrigatoriamente na outra sala pra alcançar uma plataforma e uma escada mais alta. Caso precise ser carregada fique indo e voltando nesta escada, pois os itens carregadores sempre voltam, até encher a arma.

rockman-j-29

Então vem o chefe trauma da maioria dos jogadores que tenta jogar Megaman1. Yellow Devil. Aqui você deve memorizar o padrão de movimento do ataque dele que é sempre o mesmo, aprenda a controlar o seu pulo que muitas vezes deve ser pequeno ou grande dependendo do momento. Na hora que o olho aparecer é o ponto vulnerável a ser atingido pela arma do ELEC MAN. Fiz um video mostrando como eu faço pra desviar das peças dele e atacar o olho:


WILLY 2 – Passando a fase anterior, nada vai ser mais tão dificil. Aqui muitos inimigos repetidos das fases BOMB e CUT. A surpresa maior é que no caminho você acaba topando com chefes repetidos, CUTMAN e ELECMAN. CUTMAN é o mongo de sempre, mas contra ELECMAN não há mais a plataforma alta, portanto atente caso seja preciso desviar do raio(lembra o quanto o ataque dele dói). Nas partes onde o cenário fica mais apertado, pode usar a arma do ELEC MAN sem medo, pois esses olhos acabam enchendo.

rockman-j-30

O chefe daqui é um clone do MEGAMAN.

rockman-j-31

Ele vai tentar tirar seu HP pulando em cima de você e atirando com a mesma arma que você estiver equipado. Aconselho a arma do FIREMAN poirque é mais fácil de atingir ele, pois ele pula demais e ainda tem o escudo de fogo caso ele resolva pular em cima de você(o que é quase certo)

WILLY 3 – Bem vindo a fase BAND-AID:

rockman-j-32

Na parte com correnteza, pode passar correndo sem parar de atirar um minuto quando vierem os pinguins, mas não esqueça de freiar quando vierem balas.

rockman-j-33

O chefe é a Máquina Bolha(?!). No começo tire pedaços do cenário com a arma do GUTS e acerte nelas. Termine com a arma do ELEC pois poderá acertar quando ele forem pra cima.

WILLY 4 – Sem grandes dificuldades no inicio daqui. No inicio um replay dos olhos da fase ELEC. Depois aqueles canhões de teto que são facilmente derrotados com a arma ELEC. Atente pra paixão do Willy pelo GUTS MAN nessa fase. No espinheiro não perca tempo com a plataforma, apele logo pro “M”. Ao final suba nela só pra pegar a vida e o item secreto que vai encher todo o HP e suas armas.

rockman-j-34

Depois vem o pior. 4 chefes repetidos em sequência sem sequer um item de recuperar HP ou arma. 1º. vem BOMB MAN, que morre mais rapido com a arma do FIRE, mas tente não gastar muito pois vai precisar dela. O pior vem em 2º. FIRE MAN, dessa vez tente pular o máximo de tiros que puder enquanto mata ele, mantar um bom nível de HP é essencial aqui.  3º ICEMAN, se você atirar rápido não precisa nem sair do TELEPORT pra derrotar ele rapidinho com 3 tiros de ELEC. e por fim GUTS MAN, lembrando que se ele for pra cima de você pule por cima e vá pro outro lado. Passado esses 4, é marcado CHECK POINT. Carregue a arma FIRE. Se estiver perto de morrer perca logo esta vida pois é hora da batalha contra WIlly.

rockman-j-35

Use a arma do FIREMAN e o canhão vai quebrar rapidamente. O velho mostra o rosto na nave e agora demorar um pouco mais pra derrotar.

rockman-j-36

Use ELEC MAN. Atente para a posição de onde vem o tiro dele, pois deve ser pulado ou pasado por baixo. Não é dificil. Derrotando veja a cena que posteriormente se torna tradicional do velho Willy pedindo perdão. FIIIIIM!

Anúncios

Ações

Information

6 responses

4 04 2009
César

Sempre ouví muito do Yellow Devil, mas nunca tentei bater contra! 😛

5 04 2009
P.A.

Um dia eu ainda zero esse jogo… Eu sei, sou um merda! xD

7 04 2009
vaguener2

vc tem assunto pra um monte de livros… e joga bem pra caramba, passou o gosma amarela levando só um dano…

ps: a imagem do desenho americano ainda povoa meus pesadelos

7 04 2009
vaguener2

“mens” me soa tipo menstru-action

10 11 2009
Rockson x

Beleza,sem macetes ,ok! Desafio qualquer um pra ver quem é melhor! Quem zera o jogo mais rápido e sem morrer uma única vez! Tá lançado o desafio!

26 12 2009
sora

capa européia do megaman 1 até que é legal é muito bem feita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: